Incentivar os imigrantes de leste a ter uma participação activa na sociedade portuguesa. É com esta disposição que a Câmara de Santa Maria da Feira promove a Semana de Cultura dos Países de Leste, a decorrer entre 26 de Abril e 2 de Maio.

Durante a semana, os visitantes poderão contactar com a cultura e a participação de imigrantes de Leste em vários eventos. Exemplo disso são a exposição intitulada «Imigração, Diversidade e Cultura do Leste» e o seminário a realizar no próximo dia 30 de Abril, denominado «A Imigração de Leste: Desafios à Integração e Cooperação», que contará com a presença do Pe. Vaz Pinto, Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

Além destes eventos, os interessados poderão ainda ver uma mostra de talentos (pintura, gastronomia, etc.), experimentar jogos tradicionais e assistir a um espectáculo de música e dança tradicional russa. Estas actividades visam uma maior relação sócio-cultural dos portugueses junto dos imigrantes de leste e vice-versa.

Esta iniciativa surge no âmbito do projecto Sunrise , em cooperação com cinco parceiros sociais: a Câmara de Santa Maria da Feira, a Associação pelo Prazer de Viver, a Associação Melhor Viver, o Centro Tecnológico de Calçado e a Companhia de Equipamentos Industriais.

O Projecto Sunrise, financiado pelo Fundo Social Europeu e obtido através de verbas do EQUAL, visa eliminar factores que estão na origem das desigualdades e discriminações no acesso ao mercado de trabalho e promover a cooperação entre os povos.

O Espaço I

Ajudar os imigrantes de leste é também a missão do Espaço Imigrante, que funciona na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira e também faz parte do Projecto Sunrise. Carlos Tê é um dos principais responsáveis do projecto Espaço Imigrante e falou ao JornalismoPortoNet acerca das principais linhas de acção deste organismo.

Através do projecto Sunrise e em virtude da parceria com o Centro Tecnológico de Calçado, o Espaço I tenta “integrar os imigrantes de leste no sector do calçado” e na sociedade em geral. Carlos Tê revela que o concelho de Santa Maria da Feira “acompanha cerca de 250 imigrantes” dando-lhes todo o apoio jurídico e social.

O responsável fala também da existência de uma linha azul de apoio ao imigrante (808 221 333), onde são atendidos por pessoas que dominam a língua e lhes dão a ajuda necessária, tendo em conta as suas necessidades. Carlos Tê realça o facto desta linha azul ter um alcance nacional: “temos recebido chamadas de todo o país”.

Ao chegar a Portugal, a língua e a entrada no mercado de trabalho são dois dos principais obstáculos à integração dos imigrantes de leste. A pensar nessas dificuldades, o Espaço I proporciona também acções de formação em Português e criou uma bolsa de emprego de forma a ajudar a população imigrante.

O Espaço I procura dinamizar, informar, formar e incluir todos os imigrantes de forma justa e igual na sociedade.

Bruno Amorim