Em declarações ao JornalismoPortoNet, a professora Isabel Lourenço, da organização do ciclo de conferências, revelou que o objectivo é “abrir a escola ao meio universitário”.

O departamento de Ciências e Ambiente da Escola Secundária de Rio Tinto, através dos grupos disciplinares de Ciências e Terra da Vida; de Físico-Química e de Geografia, tem “uma dinâmica que vai além da componente pedagógica”. É por isso propósito daquele departamento que os alunos contactem e interajam directamente com o mundo universitário e com o mundo da investigação. Em poucas palavras, o que se pretende é “animar cientificamente a escola”.

Em cima da mesa estão, entre outros, temas como a «Textura das rochas magmáticas»; «Ambiente e ordenamento do Território»; «A genética: possibilidades actuais e perspectivas do futuro»; «Arqueogenética» e «Ambiente, história urbana e urbanismo». Grande parte destes temas será abordado por professores de diferentes faculdades da Universidade do Porto, nomeadamente de Ciências, Arquitectura e Letras.

A iniciativa destina-se a “todos aqueles que queiram reflectir sobre temas pertinentes face a motivações geradas pelas vivências actuais, correntes éticas, religiosas e do conhecimento”. Professores, alunos, pais, encarregados de educação e outros agentes educativos são o público-alvo.

Actividades laboratoriais e exposições

A par do ciclo de conferências, há actividades laboratorias e exposições, a fim de aproximar ainda mais os alunos da temática em causa.
O prazo para as inscrições já terminou e, até ao momento, há dez escolas do Grande Porto registadas para participar. Além disso, garante Isabel Lourenço que todas as sessões já estão esgotadas, contando cada uma com cerca de 60 participantes.

A primeira edição deste tipo de conferências surgiu em 1996. Um ano depois repetiu-se a experiência. Após um interregno de cinco anos, o departamento de Ciências e Ambiente decidiu retomar a actividade e dar-lhe um “ar mais livre”, através da colaboração de investigadores e professores e da abertura a todos os interessados dos laboratórios da escola e das exposições.

Andreia Abreu