“A requalificação tal como está a ser feita não permite que, este ano, haja S. João dentro da rotunda”. Quem o diz é Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cedofeita.
A alteração do pavimento e a substituição de vivazes por relvado nos canteiros exige um período de descanso do solo.

Seria mexer em “tinta que está fresca”, diz o arquitecto Souto Moura. “Os jardins precisam de consolidar. Estão prontos em Maio. Não podem receber uma festa logo a seguir, em Junho”, salienta um dos responsáveis pelo plano de requalificação da rotunda.

Numa opinião mais pessoal, Siza Vieira, o outro arquitecto à frente da requalificação da rotunda, diz que “o S. João é à beira Rio e agora até à Foz”. A rotunda “é um colete de forças, não parece ser o sitio natural para uma festa destas”.

Mas como fez questão de lembrar Sérgio Martins, “uma coisa é haver S. João dentro da rotunda, outra coisa diferente é haver a festa na Boavista”. Certo só é o facto da festa não poder pisar o jardim, pois “não está definido se o piso na rotunda aguenta as estruturas mecânicas” e outras estruturas necessárias ao festejo.

O S. João poderá regressar à Rotunda da Boavista no futuro. Rui Sá, vereador do ambiente na Câmara do Porto, garante que nada do que está a ser feito inviabiliza a realização da festa de S. João na Rotunda da Boavista, nos próximos anos. “Terá é de haver decisão política e adaptação dos aparelhos mecânicos”, salienta. Numa coisa parecem estar todos de acordo: este ano, não é possível a rotunda receber o S. João.

Ana Isabel Pereira (texto e foto)