Jean-Claude Trichet, presidente do BCE, declarou ontem no Parlamento Europeu, Estrasburgo, que apesar “ dos dados económicos mais recentes terem baixado as expectivas, continamos a acreditar numa retoma gradual do PIB na zona euro”.
Trichet declarou ainda que o baixo nível das taxas de juro “proporcionam um suporte à recuperação económica na Zona Euro” e deixou claro que não é necessário baixar mais as taxas de juro.

Declarações colocam euro em alta

As declarações do presidente do BCE levaram a uma subida do euro face ao dólar. Segundo a Lusa, a moeda única manteve-se em alta depois de Trichet ter confirmado que “há condições para a retoma se manter em 2004 e ganhar força ao longo do tempo.” Relativamente às exportações, Trichet considera que estas “deverão crescer significativamente, tanto neste ano como no próximo”.

Risco de défices acima de 3%

A presença de Trichet ontem em Estrasburgo veio na sequência do relatório do BCE relativo a 2003. Para o presidente do BCE o ano de 2003 foi decepcionante em termos económicos e sublinhou que há o risco do défice de vários países se situar acima de 3% do PIB nos próximos anos. Trichet considera que para manter a credibilidade da estrutura fiscal é “necessário impor que o Pacto de Crescimento e Estabilidade se cumpra”.

Carla Gonçalves