O Comité Olímpico (COP) e o Instituto do Desporto (IDP) assinaram, ontem, um protocolo que vai permitir a atribuição de subsídio a atletas e treinadores que prepararam uma participação nos Jogos Olimpicos de 2004 e acabaram por conseguir apuramento, ainda que não estejam integrados no Projecto Atenas’04.

Vitor Fonseca da Mota, Secretário Geral do COP, disse ao JornalismoPortoNet (JPN) que a verba, que irá comtemplar onze atletas naquelas condições, ascende a mais de 100 mil euros. Esses onze são atletas que só agora conseguiram os mínimos e não tinham o apoio que tiveram outros colegas inseridos no projecto olímpico.

Cada atleta vai receber “500 euros por mês e o respectivo treinador 75%”. O acordo assinado ontem e que garante agora este apoio financeiro tem efeitos retroactivos: a verba mensal vai ser paga contando com os meses que passaram desde 1 de Janeiro deste ano.

Esta decisão do COP e do IDP tem por objectivo apoiar os atletas que apostaram na preparação para Atenas, mas que só agora conseguiram os mínimos, assim como fazer justiça em relação aos que, fazendo parte do projecto Atenas 2004, receberam subsídio, mas afinal não se apuraram. Fonseca da Mota disse ao JPN que a ideia de beneficiar também estes atletas surgiu o ano passado, altura em que as duas entidades começaram a discutir o assunto. “A partir do momento em que começa a haver atletas qualificados que não estão no projecto, começamos a pensar que seria de justiça dar-lhes um apoio especial”, explica o secretário-geral do COP.

O Projecto Atenas’04

Este projecto foi lançado publicamente em Fevereiro de 2001 e consagra mensalmente bolsas aos atletas inscritos no “Atenas’04”. Os clubes, enquanto entidades indispensaveis à preparação daqueles, recebem apoio financeiro para que possam oferecer melhores condições.

O objectivo principal deste projecto é assegurar condições especiais de preparação aos atletas e selecções que se possam classificar em finais, meias-finais ou posições equivalentes nos Jogos Olímpicos deste ano.

Os atletas candidataram-se aos apoios do “Atenas’04” através da apresentação de planos de preparação. António Lopes, do Instituto do Desporto (IDP), disse ao JPN que as bolsas concedidas a esta elite “não é um apoio dado de uma só vez e mantido aconteça o que acontecer”. O atleta como que assina um contrato com a administração pública e depois há verificações periódicas da sua preparação desportiva. “Se em determinado momento não é cumprido o plano de preparação, o apoio é passivel de ser retirado”, explica António Lopes.

Os atletas no projecto Atenas’04 que são medalhados recebem 1.250 euros por mês. O apoio aos atletas não medalhados inseridos no projecto é de 1.000 euros mensais. Aos finalistas e semi-finalistas é concedida a bolsa mensal de 750 euros.

Ana Isabel Pereira