Três anos depois do início de emissões regulares internas, a Associação de Estudantes (AE) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) lançou esta quarta-feira a primeira rádio universitária no portal Cotonete, do IOL. A Rádio ISEP (disponível em http://www.radioisep.iol.pt) é “uma renovada aposta no universo da rádio, com objectivo de proporcionar aos engenheiros de amanhã a criação de conteúdos e programas”, explica João Filipe Amaral, da AE.

Manuel Teixeira, responsável directo pela estação, afirma ao JornalismoPortoNet a “necessidade de, dada a expansão e os ouvintes fidelizados, abranger um público mais vasto”. Com a presença na internet, a Rádio ISEP emite 24 horas por dia, sete dias por semana, ao contrário do que acontecia até agora, com emissões apenas em horário útil de aulas.

O Cotonete pretende implementar um novo canal de rádios de instituições de ensino superior e o projecto do ISEP é o único já online. “Como já tinhamos a maior parte do equipamento e o que não tinhamos adquirimos num curto prazo, decidimos apresentar um projecto sério. O Cotonete aceitou de imediato; foi só estabelecer as formalidades”, revela Manuel Teixeira.

Numa fase posterior do canal de rádios universitárias, o portal pretende originar um intercâmbio de conteúdos e produtos com o site de música do grupo Media Capital.

Formação garantida

radio.jpg
Suportada pela AE do ISEP, esta rádio tem 15 pessoas envolvidas, entre locutores (estudantes do instituto) e direcção. “Qualquer pessoa pode fazer um programa na nossa rádio, desde que apresente um projecto sério”, explica Manuel Teixeira. A falta de formação nas tecnologias das ondas sonoras não apresenta qualquer problema: “após uma reunião com todos os locutores, é dada a formação sobre tudo o que o novo participante tem que fazer para manter o programa”.

A Rádio ISEP tem como objectivo prioritário “passar informações relativas ao Instituto, mas notícias relativamente importantes sobre o ensino superior e as outras faculdades vão passar também no bloco informativo” (às segundas-feiras, às 15h10). Os horários “não são rígidos” e, caso haja informação de extrema importância, está garantida a divulgação diária.

A programação da Rádio ISEP é alimentada com música comercial no horário de aulas, mas, pretendendo atingir todos os tipos de público, inclui também espaços dedicados a outros estilos musicais, “a horas adequadas”.

Manuel Jorge Bento