O bastião sunita de Falluja voltou a ser palco de violentos confrontos durante esta noite. Os combates desta madrugada podem ter sido os piores já realizados, segundo a Reuters.

A ONU criticou abertamente a actuação das forças da coligação e afirmou que “os combates só têm vindo a piorar a situação no Iraque”.
Para Lakdar Brahimi, responsável da ONU no Iraque, a intervenção desta noite “vai levar a um banho de sangue”.
Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas, organização empenhada em ajudar a formar um governo iraquiano para substituir a administração civil liderada pelos EUA, instou Bush a manter a calma em Faluja.

Apesar de continuarem as negociações com vista a uma trégua, a ofensiva lançada pelos norte-americanos à cidade de Falluja é justificada pelo comandante dos fuzileiros dos EUA como “uma resposta a várias violações do cessar-fogo na área”, avança a BBC.

A cidade de Falluja está sitiada há já três semanas. As duas primeiras semanas fizeram 600 mortos irquianos e mais de mil feridos, aos quais há ainda a somar as várias dezenas de “marines” norte-americanos mortos.
Para o ministro da Defesa australiano, Robert Hill, que se encontrava ontem de visita a Bagdad, a retirada das tropas espanholas do Iraque pode ter sido interpretada pela guerrilha como uma vitória.

Ataque a mesquitas defendido por Powell

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, defendeu ontem os ataques contra mesquitas e outros santuários frequentados pelos rebeltes no Iraque, segundo a EFE.

As declarações de Colin Powell surgiram numa conferência na capital alemã dedicada ao anti-semitismo e em que participavam 55 países, e mereceu críticas por parte dos funcionários da ONU.

EUA reforçam tropas no Iraque

Apesar das críticas da ONU , e a pedido dos comandantes no terreno, os EUA decidiram enviar reforços de tanques e blindados de transporte de tropas para o terreno, refere a Lusa.

Estão destinados duas dezenas de carros de combate M-1 Abrahams à primeira Divisão de Infantaria, e os “marines” deverão receber outros tantos.
Actualmente existem no Iraque 2.750 veículos blindados todo-o-terreno Humvee (tipo jipe) e a aceleração das cadeias de produção pode fornecer outros proximamente.

Ainda durante a noite de ontem, combates reacenderam-se em Najaf, outro foco anti-coligação. Segundo a EFE, os confrontos entre a milícia chiita e os soldados norte-americanos fizeram vários feridos e baixas entre os soldados da coligação.

Foto:Reuters

Carla Gonçalves