O primeiro batalhão do quinto regimento de marines abandona as posições em fábricas e garagens da zona industrial de Fallujah, segundo a agência Reuters. A retirada foi negociada pelas forças americanas e por um grupo de mediadores representante dos rebeldes.

Um antigo oficial da Guarda Republicana de Saddam Hussein assegurou que está a ser criada uma unidade militar para estabilizar a cidade.
As posições abandonadas pelos norte-americanos serão ocupadas pelo recém-formado Exército de Protecção de Fallujah, com vista a repor a lei e a ordem.

Fallujah, bastião sunita assediado há mais de três semanas, foi ontem violentamente atacada por aviões da coligação. Na cidade encontram-se entrincheirados rebeldes iraquianos que têm estado no centro da ofensiva desencadeada pelas tropas dos Estado Unidos.

A crise em Fallujah começou a 31 de Março, quando quatro civis norte-americanos que trabalhavam no sector da segurança foram mutilidos e assassinados. Os Estados Unidos responderam impondo um severo ataque à cidade e atacando com dureza bairros suspeitos de ocultar alguns autores dos homicidios.
Os ataques fizeram centenas de mortos, mais de 600, segundo fontes médica, avança a Reuters.

Foto: AP

Carla Gonçalves