Os gauleses eliminaram o Chelsea em Stamford Bridge (Londres), com um empate a duas bolas, depois de terem ganho a primeira-mão em casa por 3-1.
A equipa inglesa entrou melhor no jogo e marcou mesmo os dois primeiros golos, por Jesper Gronkjaer, aos 22 minutos, e Frank Lampard, aos 45.

Mas os franceses deram a volta e, dois minutos mais tarde, Hugo Ibarra (lateral argentino emprestado ao Mónaco pelo FCP), reduziu a vantagem. Fernando Morientes repetiu a proeza e bateu o guarda-redes Cudicini, do Chelsea, aos 60’.
O empate deu passagem directa dos monegascos à final em Gelsenkirchen, garantindo a primeira presença da sua história no jogo decisivo da Liga dos Campeões.

A equipa francesa vai defrontar o FC Porto, que venceu em Espanha o Deportivo da Corunha por 0-1, num golo marcado por Derlei.
Dezassete anos depois, o FC Porto volta a estar presente numa final da Liga dos Campeões, o que deixa Mourinho “o homem mais feliz do mundo”. O técnico portista espera que no dia 26 todos os portugueses estejam a festejar a presença dos dragões na final.

Didier Deschamps, treinador do Mónaco, atribui o favoritismo na final da «Champions League» ao FC Porto. O técnico francês refere que a conquista da Taça UEFA pelos dragões e os grandes jogadores do plantel azul e branco são motivos fortes para a vantagem, mas que tudo fará para “vencer pela primeira vez a competição mais importante da UEFA”.

FC Porto e AS Mónaco vão disputar a final da Liga dos Campeões no dia 26 de Maio em Gelsenkirchen, na Alemanha, no estádio do FC Schalke 04.

Carla Sousa