Trata-se de uma pintura a óleo de 1905 que se enquadra no chamado período Azul da obra de Pablo Picasso (1881-1973). O quadro, que estava a leilão pela Sotheby’s, foi vendido por 104 milhões de dólares (85,5 milhões de euros) em Nova Iorque, estabelecendo assim um novo recorde de preços de obras de arte. A partir de agora, «Rapaz com cachimbo» passa a ser a obra de arte mais cara do mundo. De acordo com a agência Reuters, a base de licitação da pintura era de 70 milhões de dólares, mas o quadro acabou por ser adquirido pelo dobro deste valor.

Em tons de azul e rosa

A fase Azul e Rosa da obra de Picasso está compreendida entre os anos de 1901 e 1906, e é o quadro «Evocação-O funeral de Casagemas», de 1901, que marca o início deste período.
Num registo cromático azul e rosa, «Rapaz com cachimbo» integra-se perfeitamente nesta fase da obra do pintor espanhol. A pintura representa um rapaz que costumava visitar Picasso no seu atelier de Montmartre, em Paris.

Mais caro que obra de Van Gogh

Até à passada quarta-feira, o recorde de preços atingidos por obras de arte em leilão pertencia ao «Retrato do Doutor Gachet», pintado pela mão do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), um dos mais caros de sempre. Em Maio de 1990 esta obra foi arrematada por 82,5 milhões de dólares (67,8 milhões de euros) num leilão da Christie’s.

«Rapaz com cachimbo» fazia parte da colecção de Betsey e John Hay Whitney, que haviam adquirido a obra em 1950 por 30 mil dólares (24,6 mil euros). O valor da venda do quadro de Picasso reverte a favor da Fundação Greentree, criada em 1982 por Betsey Hay Whitney.

De acordo com informação avançada pela Reuters, a leiloeira Sotheby’s recusou-se a divulgar qualquer informação sobre o comprador de «Rapaz com cachimbo».

Foto: Reuters

Ana Correia Costa