O Secretário da Defesa apresentou-se hoje perante uma Comissão do Senado. Em causa estão as imagens de tortura e humilhação a detidos iraquianos.

Perante o Congresso norte-americano reconheceu ter errado ao não informar George W. Bush sobre o sucedido.

“A bem do nosso país e da segurança dos nossos soldados, e da nossa imagem no mundo, o secretário Rumsfeld deve demitir-se”, declarou o senador Tom Harkin. “Se ele não se demitir, o Presidente deve despedi-lo”, afirmou.
Nancy Pelosi, líder democrata na Câmara de Representantes., também pediu a demissão de Rumsfeld, alegando que o secretário da Defesa devia ter informado o Congresso sobre as investigações.

Bush reafirma confiança em Rumsfeld

Em conferência de imprensa conjunta com o rei Abdallah da Jordânia, Bush pediu pela primeira vez desculpa, oficialmente, pelos abusos cometidos por soldados norte-americanos e aproveitou para reafirmar a confiança em Rumsfeld.

Pese embora a controvérsia que as imagens têm causado em todo o mundo, George W. Bush defende que “Rummsfeld é um bom secretário da Defesa, é um elemento essencial do meu gabinete”, e garantiu que não será despedido. O presidente afirmou ainda que as torturas noticiadas são casos isolados que não reflectem o comportamento das tropas norte-americanos.

A BBC avança que, em privado, Bush repreendeu Rumsfeld por não ter actuado com mais rapidez, de forma a evitar o prolongamento dos abusos. A agência assinala ainda que as organizações de direitos humanos haviam já chamado a atenção para o problema sistemático dos maus-tratos a prisioneiros iraquianos e afegãos.

Fotos: BBC

Carla Gonçalves