Um estudo realizado pelo eurobarometro sobre o consumo mediático dos europeus conclui que cerca de 35% da população europeia com mais de 15 anos tem um computador pessoal. Um número que aumentou 16% nos últimos anos, de 93 para 108 milhões de PC’s.
Mas apesar do aumento considerável, mais de metade (53.3%) não usa o computador.
Os países com a taxa mais baixa de utilização de PC’s são a Grécia com 75.3% e Portugal com 74.7%.

Por outro lado, mais de um quinto da população (22.5%) usa PC’s todos os dias. Os valores mais elevados pertencem à Suécia com 36.7%, seguida da Dinamarca com 36.6% e da Holanda com 32.2%.

Os europeus usam o computador em casa principalmente para lazer. Um quarto das pessoas usa-o várias vezes por semana e 15.8% usa-o todos os dias.
Relativamente à utilização do PC fora de casa, 16.1% utilizam-no para estudo ou trabalho e 23.8% usa-o todos os dias.

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De acordo com esta análise, um em cada três europeus navega na Internet: 13.5% várias vezes por semana e 8.8% diariamente.
A Internet é mais usada pelos nórdicos: suecos (66.5%), dinamarqueses (59.4%), holandeses (53.8%) e Finlandeses (51.4%).
Entre os que menos acedem à World Wide Web estão os portugueses (14.8%) e os gregos (15.1%).

A Internet é utilizada pelos europeus com mais frequência para troca de e-mails com colegas, amigos e família (57.8%), pesquisa de informação sobre um produto específico (41.5%) e trabalho (40.3%).

Os europeus, a rádio e a televisão

Quase todos os cidadãos europeus (97.6%) vêem televisão. Os quatro tipos de programas mais vistos pelos entrevistados são os noticiários (88.9%), os filmes (84.3%), os documentários (61.6%) e o desporto (50,3%).

Relativamente às preferências radiofónicas, cerca de 60% da população europeia ouve rádio todos os dias. Os programas mais ouvidos são música (86.3%), notícias (52.9%) e desporto (17.4%).

A música na União Europeia

Os dados deste estudo demonstram que mais de metade dos cidadãos dos Estados-membros (61.3%) ouvem música diariamente. É na Dinamarca, na Suécia e Holanda (82.5%, 79.2% e 75.1% respectivamente) que se ouve rádio com mais frequência.

No que diz respeito ao tipo de música, a maioria dos europeus (55.1%) ouve rock e música pop. Este estilo musical é mais ouvido na Dinamarca (69.9%), França (69.1%) e Bélgica (64.8%) e menos apreciado na Áustria, Finlândia, Portugal e Grécia (43.8%, 42.9%, 36.7% e 24.6% respectivamente). Seguem-se outros estilos musicais como o easy listening com 32.1%, o folclore e música tradicional com 29.9% e a música clássica reúne 28% das preferências musicais dos cidadãos da UE.

Este estudo intitulado por “Participação dos europeus em actividades culturais” foi realizado pelo eurobarometro para a Comissão Europeia. Foram entrevistados num total de 16.162 mil cidadãos de todos os Estados-membros com mais de 15 anos.

Carla Sousa

Foto:cropwatch