A 22 de Março o curso de Jornalismo e Ciências da Counicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto lançou o JornalismoPortoNet. Como está descrito no estatuto editorial, trata-se de um jornal multimédia que visa possibilitar aos alunos finalistas do curso uma experiência o mais próxima possível do ambiente de uma redacção, no respeito pelas normas deontológicas do jornalismo.

Um mês e meio depois, o JPN site atinge as 10 mil visitas. Diariamente, são lidas 1342 páginas do JornalismoPortoNet, com uma duração média de cerca de cinco minutos. Esta semana, acederam 2200 internautas.

Participam neste projecto 13 alunos das disciplinas de Seminário e de Ateliers de Jornalismo, que, ao longo de sete horas diárias, experimentam todas as fases da construção da notícia – desde a recolha das primeiras informações até à publicação online.

Este projecto constitui também uma experiência multidisciplinar em que, além dos alunos, participam os professores das áreas de jornalismo, de engenharia informática e de design.

O curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação é a mais jovem licenciatura da Universidade do Porto, tendo surgido no ano lectivo 2000/2001 numa parceria das faculdades de Letras, Engenharia, Belas Artes e Economia.