Jorge Sampaio não discursou nem quis falar aos jornalistas. Mas o Presidente da República foi um espectador atento do evento musical preparado pelos alunos da escola para o receber. O debate aconteceu depois.

A Presidência Aberta sobre Educação, iniciada na terça-feira, passou pela Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Paranhos, no Porto. A visita do Presidente da República à escola decorreu esta sexta-feira, dia que esteve subordinado ao tema “Qualidade do Ensino”.

Domínio da língua é um “trunfo”

O debate de ideias teve lugar na Biblioteca da escola. Os protagonistas foram a escritora Isabel Alçada e o jornalista Carlos Daniel, mas a conversa acabou por ser um autêntico “ping-pong” de perguntas e respostas entre os dois oradores e o público mais jovem, composto por alunos da escola de Paranhos. Falou-se de hábitos de leitura em tons de brincadeira. Entre o público esteve Jorge Sampaio, que no fim fez questão de dar os parabéns aos oradores, “que estiveram em grande forma”, e também aos jovens “perguntadores”.

Carlos Daniel começou por salientar que a leitura é importante para “se ter cultura e escrever bem. Tudo o resto, para todas as profissões, é técnica” e “aprende-se”. O jornalista da RTP referiu ainda que o bom domínio da língua portuguesa é um “trunfo”.

Depois, a autora dos livros «Uma Aventura» desafiou os mais jovens a colocarem questões, e os alunos não se fizeram rogados: demonstrando uma curiosidade aguçada, os jovens fizeram perguntas até ao último minuto.

A conversa centrou-se na importância da língua portuguesa, mas depressa derivou para o mundo do jornalismo, com os alunos a colocarem várias questões ao pivot da RTP. E Carlos Daniel respondeu ao desafio ensaiando algumas lições sobre jornalismo. Pelo meio ficaram algumas dicas sobre gramática: “cá no norte dizemos tanto ‘há des fazer isto’. Não é ‘há des’ que se diz, é ‘hás de’”, explicou o jornalista.

“A leitura ajuda imenso”

“Se uma pessoa está triste, a leitura ajuda imenso”, “é como mergulhar numa piscina muito boa, com uma água muito agradável, e parece que os problemas ficam de fora”. Para lá do lado terapêutico da leitura, Isabel Alçada explicou a importância da actividade recorrendo a uma analogia que muito agradou ao jovem público: “se o nosso raciocínio fosse um músculo, ler e escrever era um fantástico desporto”.

Ela quis ser aviadora. Ele sonhava com o futebol

“O que gostaria de ter sido se não fosse…?”. Esta mesma questão foi colocada pelos alunos a ambos os oradores. E qual não foi o espanto da audiência quando Isabel Alçada confessou que “quando era mais nova queria ser aviadora”. Achava que iria ser a primeira mulher piloto. Já Carlos Daniel sonhava com o mundo da bola: ser jogador de futebol foi um dos seus sonhos. Também quis ser historiador, mas licenciou-se em Sociologia e acabou por se tornar jornalista.

Realizada seis anos após a primeira semana dedicada à Educação, esta Presidência Aberta levou Jorge Sampaio a várias escolas públicas do ensino básico e secundário, numa tentativa de alertar para os problemas do ensino em Portugal. Terminou no sábado, em Serralves, com o seminário “Qualificação da dimensão pública da educação”.

Ana Correia Costa (texto e fotos)