A Universidade do Porto desvincula-se do CDUP e aposta na oferta desportiva diversificada . Hoje define-se em que moldes acontecerá a fase de transição.

O Senado da Universidade do Porto (UP) decidiu ontem a desvinculação da universidade ao Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP). Manuel Janeira, responsável pela elaboração do documento em discussão e pró-reitor da UP, disse ao JornalismoPortoNet (JPN) que “esta decisão não foi facil de tomar” mas que “o repensar do modelo desportivo não se podia adiar mais”. Janeira não soube avançar qual o futuro do CDUP mas está convencido que, em vez de ser um “atestado de obito”, esta separação “pode servir para revitalizar e reafirmar o CDUP”.

A questão central do novo modelo para o desporto universitário é cumprir a necessidade de alargar a oferta desportiva, uma vez que o modelo antigo “era muito voltado para a pratica do desporto de competição, numa perspectiva elitista que acolhia um número muito limitado de individuos”, explicou o pró-reitor. Manuel Janeira acrescentou os estudantes se queixavam do facto das instalações do CDUP não estarem disponiveis quando os alunos queriam usufruir daquele espaço.

Luís Ribeiro, ex – presidente do CDUP (que se demitiu das funções há cerca de um mês), ignora as criticas do senado da UP e diz que “o CDUP está como sempre esteve envolvido no desporto federado mas enquanto expressão do desporto universitário”. O ex dirigente do centro desportivo disse ao JPN que “este foi um processo imposto unilateralmente” e que a reitoria rejeitou qualquer colaboração ou prestação de esclarecimentos por parte do CDUP.

CDUP tem futuro incerto

O futuro do CDUP é ainda uma incognita. Manuel Janeira avançou que a reunião semanal do senado, amanhã, deverá comtemplar a continuação da discussão sobre o CDUP pelo que já se deverá saber em que moldes a transição vai ser feita. Luís Ribeiro lamenta o facto de o CDUP ficar de fora do novo modelo e espera “que ainda seja possível isto ter um fim feliz.”

“Actividade Fisica na UP” informal e diversificada

A alteração do modelo de oferta desportiva passa pela utilização de outras instalações que não o CDUP. A reitoria assinou parceria com diferentes instituções. A Faculdade de Ciências e Desporto e Educação Fisica (Fcdef), que desde 2003 abriu as portas aos estudantes da UP, é um dos parceiros do programa “Actividade Fisica na UP”. A Câmara Municipal do Porto já disponibiliza aos estudantes universitários as suas piscinas e outros complexos a preços convidativos. Várias instituições privadas do Porto são também parceiros da reitoria neste novo modelo do desporto universitário.

De acordo com Manuel Janeira, no antigo modelo, só 2 a 3 por cento dos estudantes da UP encontravam acolhimento no CDUP, o que, diz o pró-reitor, “é ridiculo num universo de 30 mil estudantes”. Janeira explicou que “de Março a Dezembro de 2003, e contando com o periodo de férias e com Setembro que é mês de chegada, a FCDEF teve mais utilizações que o CDUP teve num ano”.

A reitoria quer que a oferta de instalações, para a prática desportiva informal, inclua mais espaços da UP mas isso só será possivel depois recuperados e reconvertidos as instalações desportivas existentes.