A 29 de Abril, a associação de estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) lançou “uma renovada aposta no universo da rádio, com objectivo de proporcionar aos engenheiros de amanhã a criação de conteúdos e programas” na Internet.

Duas semanas depois, Manuel Teixeira afirma ao JornalismoPortoNet que “este projecto não podia estar melhor” e está “em franco desenvolvimento”. De acordo com os dados cedidos pelo portal Cotonete, da IOL, a Rádio ISEP é ouvida em média por 200 pessoas por dia, mas já atingiu picos de 500 ouvintes.

O responsável directo pela estação refere já alguns projectos para concretizar a breve prazo: “vamos adquirir mais equipamento informático para ter uma ainda melhor prestação de serviços e optimizar a qualidade com que é feita a transmissão online”. A Rádio ISEP já granjeou patrocínios institucionais e apoios publicitários para sustentar o investimento.

Projecto em desenvolvimento

Apesar do balanço “extremamente positivo”, Manuel Teixeira afirma que “ainda há muito trabalho a fazer e as expectativas são já muito elevadas para esta rádio, que está em franco desenvolvimento”.

A programação da Rádio ISEP é alimentada com música comercial no horário de aulas, mas, pretendendo atingir todos os tipos de público, inclui também espaços dedicados a outros estilos musicais, “a horas adequadas”.

Suportada pela Associação de Estudantes do ISEP, esta rádio tem 15 pessoas envolvidas, entre locutores (estudantes do Instituto) e direcção. “Qualquer pessoa pode fazer um programa na nossa rádio, desde que apresente um projecto sério”, explica Manuel Teixeira. A falta de formação nas tecnologias das ondas sonoras não apresenta qualquer problema: “após uma reunião com todos os locutores, é dada a formação sobre tudo o que o novo participante tem que fazer para manter o programa”.

Manuel Jorge Bento