“Galeria Virtual da Censura” é o nome do sítio que, a partir de terça-feira, estará disponível na Internet. O lançamento deste site é a forma encontrada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), do Porto, para assinalar o Dia Internacional dos Museus.

A galeria apresenta mais de 170 provas de textos censurados, relativos ao período ditatorial que Portugal viveu entre os anos de 1926 e 1974.
De acordo com o Museu, a par desses textos ou imagens, surge uma cronologia da história de censura em Portugal, baseada num estudo feito pelo director, Luís Humberto Marcos, aquando da exposição “Imprensa, Censura e Liberdade-5 Séculos de História”, em 1999. As actuações de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, ou o “exame prévio”, são apresentadas como exemplo para demonstrar as preocupações da ditadura em impedir a circulação de ideias.

www.imultimedia.pt/galeriavirtualdacensura estará, então, acessível a partir de terça-feira, dia em que o Museu Nacional da Imprensa abre as portas gratuitamente. Oferece-se ao público a possibilidade de, por exemplo, poder imprimir manualmente o frontispício da Areopagítica, o primeiro documento impresso sem qualquer tipo de visto prévio. Quem visitar o MNI, pode ainda observar as cerca de 500 peças que compõem três mostras relativas ao 25 de Abril: uma documental e duas de desenho humorístico.

André Morais