A Secretária de Estado da Segurança Social, Teresa Caeiro, vai marcar presença na assinatura de um protocolo que vai permitir o desenvolvimento de programas de apoio a nível social da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). O documento atribui cerca de 10 mil euros e visa a “colaboração em actividades que vão ser desenvolvidas”, de acordo com Natividade Abreu, técnica de serviços sociais da instituição.

O trabalho a implementar a curto prazo “passa por actividades lúdicas, recreativas e culturais que serão agora delineadas, mas que também têm a ver com uma postura de divulgação e informação sobre a problemática da deficiência visual, com todo o apoio às famílias e a todos os deficientes visuais, sejam sócios ou não da ACAPO”.

Formação profissional, apoio social e psicológico, disponibilização de uma biblioteca em braille e discussão sobre toda a envolvente da problemática são as principais actividades desenvolvidas no Porto.

A delegação regional da ACAPO tem cerca de 900 associados, mas “o número de deficientes visuais no Norte do país é muitíssimo maior” (em 2000, existiam em Portugal 163.515 cidadãos com deficiência visual). Esta diferença justifica-se porque “infelizmente, muitos não têm conhecimento da associação ou ainda não tiveram a oportunidade de se tornar sócios, o que não invalida que tenham apoio”.

A ACAPO

Trata-se de uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) de âmbito nacional, que tem como fins estatutários a defesa dos direitos e a promoção da integração sócio-profissional dos deficientes visuais. Fundada a 20 de Outubro de 1989, representa a área da deficiência visual no Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Para a prossecução destes objectivos, a ACAPO direcciona o seu campo de actuação para áreas, actividades e serviços que entende contribuírem para a promoção da igualdade de oportunidades, da inclusão e da equidade social.

A ACAPO tem âmbito nacional e está sediada em Lisboa, mas a sua estrutura orgânica assenta em órgãos de âmbito nacional, regional e local.

Manuel Jorge Bento