A falta de deputados suficientes para proceder à votação da regulamentação do Código de Trabalho levou Leonor Beleza, vice-presidente da Assembleia da República, a adiar o acto por mais uma semana.

PSD e CDS-PP somados contabilizam 119 deputados mas, no momento da votação, do conjunto de todas as bancadas (230 deputados), apenas estavam presentes 108 parlamentares.

A situação recebeu fortes protestos por parte dos sindicalistas que assistiam nas galerias e levou mesmo a que fossem expulsos do Parlamento.
A oposição reagiu de imediato com críticas ao PSD e ao CDS/PP alegando que os partidos da maioria parlamentar têm deputados suficientes para garantir o quórum (metade mais um) na Assembleia da República.

O Bloco de Esquerda (BE) responsabilizou directamente os líderes parlamentares do PSD e CCS/PP, Guilherme Silva e Telmo Correia. “A responsabilidade é da maioria que sozinha tem deputados suficientes para garantir o quórum”, afirmou Francisco Louçã, do BE.

Leonor Beleza rejeitou as críticas e referiu que “a aplicação de regras é igual para todos e a responsabilidade pelas votações é de todos os deputados”.
Esta é a segunda vez que a votação final global da regulamentação do Código de Trabalho é adiada.

Carla Gonçalves