O primeiro-ministro irlandês, Berthie Ahern, encontrou-se esta manhã com Durão Barroso na residência oficial. À saída do encontro, o primeiro-ministro português assumiu o empenho na possível candidatura de António Vitorino à presidência da Comissão Europeia.

Ainda assim, disse o primeiro-ministro que se trata de “uma questão muito difícil” mas que “vale a pena lutar por ela”. A pretensão portuguesa baseia-se sobretudo nas capacidades do comissário para a Justiça e Assuntos Internos, tendo Vitorino “todas as condições para exercer aquele cargo”, afirmou.

A eleição para o lugar actualmente ocupado por Romano Prodi ocorre dentro de um mês e a concorrência a Vitorino é de peso. Guy Verhofstadt (primeiro-ministro belga), Pat Cox (irlandês que preside ao Parlamento Europeu) e Chris Patten (comissário europeu inglês) são alguns dos nomes apontados.

A Irlanda é, desde Janeiro, o país que preside durante seis meses à União Europeia (UE). Berthie Ahern tem a seu cargo a continuação das negociações da Constituição Europeia, sendo este também um dos assuntos debatidos pelos chefes de executivo luso e irlandês.

O desacordo gerado pelo novo sistema de votação na UE foi o principal factor que levou, em Dezembro, ao fracasso das conversações na Conferência-Intergovernamental (CIG). A 17 e 18 de Junho, realiza-se em Bruxelas a segunda CIG onde se esperam posições mais flexíveis da parte da Espanha e da Polónia, os dois estados que colocaram maiores obstáculos ao avançanço do processo.

Liliana Filipa Silva