Segundo Hipólito de Almeida e Cunha, do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da PSP, o principal objectivo é “que a PSP, em cooperação com os órgãos de comunicação social, informe a população acerca do Euro 2004”. Com esta iniciativa, a força policial, procura também aconselhar os espectadores e adeptos a não ter “comportamentos desordeiros”, de forma a assegurar “o carácter festivo das competições”.

De acordo com Hipólito Cunha, estão destacados oito porta-vozes, um por cada cidade que vai receber o Euro 2004: Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa e Porto. Estes porta-vozes são oficiais de polícia com “experiência operacional em termos de policiamento desportivo” e com “formação na área do contacto com a comunicação social”, cuja acção passa por servir de ponte entre a PSP e os jornalistas.

jornalismo.jpg

Para o jornalista desportivo, Miguel Pataco, esta medida vem facilitar bastante o trabalho dos profissionais da comunicação social, porque “caso haja algum problema […]existe uma pessoa que está disponível para prestar todas as informações”. Assim os jornalistas sabem a quem se devem dirigir em caso de dúvida ou complicação.

Segundo Miguel Pataco, o Euro 2004 “vai ser um evento soberbo” e “uma oportunidade única” para todos os profissionais da comunicação social. No entanto, admite que ainda ninguém “tem bem a noção do que vai ser o evento”, porque ninguém pensou muito bem na quantidade de pessoas que este vai envolver.

Andreia Parente

Foto: Euro 2004