A qualidade do FITEI deve-se ao apoio do TNSJ. O orçamento é de 280 mil euros. A CMP ainda não contribuiu.

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica conta este ano com um orçamento de 280 mil euros. António Reis, o director do festival, explica que esse valor diz respeito a gastos directos. “Se tivermos em conta as co-produções e outras sinergias, esse número dispararia”.

O director do FITEI acredita que a qualidade do programa deste ano e a quantidade de companhias presentes, 16, não seria possivel sem o apoio de algumas entidades. O ano passado estiveram no FITEI 9 companhias que trouxeram 10 espectáculos. “Se este ano fosse igual, o festival tinha osdias contados”, diz António Reis.

A forte presença do teatro brasileiro, por exemplo, acontece na sequência de uma parceria com o Teatro Nacional de S. João. Alguns dos espectáculos brasileiros que o TNSJ trouxe a Portugal para o “Portogofonia”, vão agora ser repostos nos palcos do FITEI. António Reis valoriza o apoio daquele teatro e afirma que “o FITEI nem com o seu melhor orçamento de sempre conseguiria fazer esta edição sozinho”.

Câmara anunciou apoio mas a 10 dias do FITEI ainda não cumpriu

Há tempos, os jornais noticiaram o anúncio do vereador da cultura da Câmara Municipal do Porto (CMP), Marcelo Mendes Pinto, de assinar contrato com alguns eventos da cidade. Entre estes, figurava o FITEI. O que é certo é que até agora a CMP não contactou a direcção do festival. Outro facto que António Reis achou estranho é o anúncio ser de um contrato até 2006 quando o actual executivo cessa funções na câmara no próximo ano.

A CMP deve desde o ano passado 5 mil euros ao F ITEI. Pela 26ª edição do festival, o executivo prometeu um apoio de 25 mil euros para o certame mas só pagou 20 mil euros. “Acredito que o vereador tenha muito boa vontade, falta saber se terá capacidade para convencer o executivo”, diz António Reis que também leu as notícias que anunciavam o contrato.

Aguns dos apoios que o festival vai realmente receber chegam pela mão do Governo Civil do Porto, da Metro do Porto e da Culturporto. Esta vai ceder as salas.

António Reis adiantou que o governo civil não alterou o valor do patrocinio desde o ano passado. A entidade vai, à semelhança da edição anterior, conceder um apoio de 5 mil euros. O director do FITEI vê no apoio inédito da Metro do Porto ao certame “o reconhecimento da qualidade do festival”.