Entradas grátis, bilhete único para visitar 5 museus, visitas guiadas e muito mais. É assim que os Museus do Porto comemoram o dia de hoje.

No Dia Internacional dos Museus, são poucos os museus que deixaram passar a oportunidade de oferecer um dia diferente ao visitante.

Uma das novidades, que não vale exactamente por um dia mas que é lançada hoje no Museu do Carro Eléctrico, é a apresentação de um novo sistema de venda de bilhetes. Um ingresso único, válido por dois dias, vai permitir ao vissitante andar de eléctrico onde e quando quiser e visitar cinco museus.

O bilhete único abre as portas do Museu do Carro Eléctrico, do Museu do Vinho do Porto, do Museu dos Transportes, do Palácio da Bolsa e da Casa do Infante. É uma oportunidade a não perder.

Hoje e só hoje, há outra oportunidade a agarrar. Nos museus que integram o Instituto Português de Museus, a entrada é livre.

Em Serralves, a entrada não só é livre no Museu Nacional de Arte Moderna como também é livre no espaço das exposições e nos jardins. A visita a estes espaços é guiada. Ainda para assinalar o dia, a Fundação de Serralves organiza oficinas para a familia, das 11 às 18 horas.

O Museu Nacional da Imprensa lança hoje a Galeria Virtual da Censura, que abrange o periodo da ditadura que vigorou em Portugal entre 1926 e 1974. A partir de hoje, podem ver-se, em www.imultimedia.pt/galeriavirtualdacensura, entre outros items, 170 provas de textos censurados e a cronologia dos principais eventos do periodo fascista em Portugal.

A par do lançamento da galeria on-line, o museu da Imprensa evoca hoje os 360 anos da Areopagítica: discurso proferido por John Milton, em 1944, em defesa da liberdade de impressão sem autorização prévia. Esta foi o primeiro documento impresso sem qualquer tipo de visto prévio e o fronstispício da obra pode ser impresso manualmente pelo visitante. A entrada, hoje, no museu é livre.

O primeiro museu público português, o Museu Nacional Soares dos Reis, assinala o dia de hoje e toda a semana com várias actividades. Hoje é lançado o projecto “Vizinhos no Museu”: os vizinhos do Soares dos Reis terão um cartão próprio e regalias que o visitante normal não tem. Ainda hoje e às 10 horas, reabre a cafetaria do museu. Durante todo o dia, há visitas guiadas e visitas especificas para cidadãos estrangeiros, em francês e inglês. A fechar o dia, o Rancho Folclórico do Porto actua no museu.

Durante a semana, continuam as visitas guiadas bem como o acolhimento de visitantes estrangeiros mas destacam-se, dia 22, a oficina “Quem faz o quê?”, integrada no projecto “Familias nos Museus”, e a mesa redonda em torno da exposição “Eduardo Nery”. Para além de Nery, os oradores serão Fernando Pernes, Rafael Calado, Annie Gunther, Nuno Tasso de Sousa e António Meneres.