O Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (FPCEUP) organiza esta tarde um workshop sobre ambiente.

“Investigando a aprendizagem ambiental: resultados actuais e possibilidades futuras”, assim se intitula o workshop que a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação organiza, hoje, das 16 às 19 horas. A iniciativa decorre na própria faculdade, (sala 28, Rua Campo Alegre, 1055).

O workshop vai ser conduzido por Mark Rickinson, especialista britânico na matéria em debate. “A educação ambiental é cada vez mais importante na sociedade actual, sendo cada vez mais frequente o desenvolvimento de estudos científicos nesta área, entre os quais se destacam os realizados por Mark Rickinson”, revela fonte da organização do evento.

Um dos objectivos da aprendizagem ambiental é consciencializar os jovens para as questões ecológicas globais. Por isso, este workshop é, “relevante para investigadores, professores, profissionais do currículo, políticos, educadores e animadores, cujas preocupações práticas estão relacionadas com o tema abordado”.

A iniciativa, com entrada livre, pretende ser um “fórum de discussão e reflexão sobre todas as temáticas associadas à aprendizagem ambiental, partindo dos dados obtidos em estudos e prática de educação ambiental para tentar compreender quais as perspectivas futuras desta disciplina”.

Esta não é a primeira vez que a FPCEUP promove um evento do género. Para o wokshop deste ano, as expectativas não são muito elevadas: “as pessoas têm um dia-a-dia demasiado ocupado que não lhes permite ter tempo para se dedicar a coisas que lhes interessam”, reconhece a organização. No entanto, espera-se que alunos e docentes da própria instituição de ensino participem no workshop, bem como um público mais específico da área.

Andreia Abreu