O Mercado Ferreira Borges transforma-se, durante quatro dias, “num pequeno centro comercial” para receber todos aqueles queiram contribuir para a Liga Contra o Cancro.

Dezasseis tendas com vestuário, calçado, antiguidades, móveis, frutas e produtos de mercearia é o que o visitante pode ver e comprar no Mercado Ferreira Borges até Domingo. Um bar e uma esplanada, onde o visitante poderá lanchar ou, simplesmente, “passar o seu tempo”, são outras das novidades deste “pequeno e improvisado centro comercial”, afirma a Ana Maria Brandão, uma das responsáveis pela feira.

Esta é uma feira organizada pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro, pelo que todo o dinheiro conseguido nesta iniciativa, reverte a favor da instituição para “apoio ao doente oncológico e para alargar o rastreio do cancro da mama no Norte”, explica Ana Maria.

Este é um evento que se realiza há 20 anos, de dois em dois anos. Por problemas como a falta de um espaço e por questões políticas, a feira sofreu um interregno de 4 anos. Este ano não há desculpas e a feira abre esta tarde. Ana Maria está a contar com a adesão dos portuenses. “Se for como noutras feiras, as expectativas são altas. Estamos animadas porque as gentes do Porto conhecem bem o trabalho da Liga e normalmente correspondem”, afirma.

Esta é uma feira que conta com a boa vontade “das empresas e de particulares” que asseguram a reposição diária dos «stocks», o que faz com que os produtos sejam vendidos a preços reduzidos.

A poucas horas da abertura da feira ainda chegam produtos ao recinto. Ana Maria garante que às 15 horas tudo estará pronto para abrir as portas do Mercado Ferreira Borges, a quatro dias de animação e solidariedade.