A actual situação no Iraque, o plano Brahimi – que estabelece para 30 de Junho a transição total de poder para os iraquianos – e o futuro papel das Nações Unidas no Iraque estão na agenda do encontro entre Teresa Gouveia, ministra dos Negócios Estrangeiros, e Hoshyar Zebari, o seu homólogo iraquiano.

O chefe da diplomacia iraquiana chega hoje ao final da manhã e almoça com Teresa Gouveia. Hoshyar Zebari deve pedir a Portugal que mantenha as suas forças de segurança no Iraque, pelo menos até às eleições do próximo ano (com data planeada pela ONU no plano Brahimi para Janeiro de 2005).

Zebari fez já o mesmo pedido na Polónia, onde esteve numa visita de três dias. O pedido ficou sem resposta do governo polaco. O ministro iraquiano agradeceu a presença polaca no Iraque e sublinhou a importância das forças da coligação na estabilização e segurança do país.

Relações luso-iraquianas em discussão

O encontro servirá também para abordar as relações bilaterais entre Portugal e o Iraque, nomeadamente a cooperação existente no apoio aos refugiados e expatriados, bem como a formação de quadros iraquianos em Portugal.

No almoço que precede a reunião diplomática, estarão presentes também representantes de empresas portuguesas interessadas em participar na reconstrução do Iraque e personalidades do meio político, diplomático e académico.

Pedro Rios