O problema é sobretudo a presença de fungos. Seis das praias contaminadas situam-se no norte do país, uma no Porto: a praia do Ourigo.

O estudo da DECO, realizado em 34 praias balneares de Portugal continental em 2003, revela que dez praias tinham o areal contaminado. As praias de Afife (Viana do Castelo), Apúlia (Esposende), Árvore (Vila do Conde), Ourigo (Porto), Espinho – Baía, Furadouro (Ovar), São Martinho do Porto (Alcobaça), Carcavelos (Cascais), Nova (Sesimbra) e Zambujeira do Mar (Odemira) apresentaram quantidades elevadas de micro-organismos.

As conclusões do estudo foram reveladas ontem pela associação de defesa ao consumidor DECO. O estudo aponta ainda o dedo a alguns casos de lixo na areia, falta de casas de banho e pouca ou nula informação às pessoas. Mas o principal problema é a presença na areia de fungos responsáveis por micoses como o famoso “pé de atleta” e a candidíase. As amostras, em alguns casos, também revelaram contaminação de origem fecal.

De acordo com o estudo, as dez praias indicadas pecam também pela falta de acessos, pela falta ou desactualização de informações como a dos resultados de análise às águas (cuja afixação é obrigatória por lei), pela falta de casa de banho. Em praias como a da Apúlia onde existem suportes para os sacos do lixo, não existem… os sacos. Por estas razões, aparecem referenciados no estudo outras praias que não estão na lista das praias com areal contaminado.

Nas praias de Milfontes, Nazaré, Galé-Troia, Figueirinha (Setúbal), Mata (Almada), São Martinho do Porto (Alcobaça) e Furadouro (Ovar) não existem casas de banho.

Quanto à informação dos utentes, sete das praias visitadas pela DECO não tinham afixados os resultados das análises à água e nove não tinham afixados quaisquer editais informativos. Em algumas praias os resultados da análise à água estavamn afixados mas fora do prazo. Duas praias do Algarve, região portuguesa que mais turistas recebe, Tavira e Montegordo, estavam nesta situação. Mais a norte, no Alentejo, recorde-se que uma das praias com o areal contaminado com fungos e outros organismos é a da Zambujeira do Mar, localidade que recebe no inicio de Agosto milhares de pessoas por ocasião do tradicional festival de música de verão.

Seis das dez praias contaminadas situam-se no norte do país

Na lista das praias que apresentam o areal contaminado estão seis praias do Norte e entre essas seis está a Praia do Ourigo, no Porto. Contactado pelo JornalismoPortoNet, o vice-presidente da Junta de Freguesia da Foz, Júlio Santos, disse que ainda não tinha ouvido falar do estudo em questão. Ainda assim, Júlio Santos explicou que a Junta nada tem a ver com a questão do areal contaminado uma vez que “a praia do Ourigo é uma praia concessionada a uma bar, como aliás outras praias da Foz”.

O vice-presidente da freguesia disse ao JPN que a responsabilidade de limpeza da praia compete à proprietária desta e doutras praias do norte, a APDL (Associação de Portos do Douro e Leixões). Júlio Santos acrescentou que se “a APDL recebe uma renda do bar em questão, tem que tratar com esse inquilino de regulamentar obrigações”. Isto se houver algum contrato. Se não estiverem regulamentadas obrigações, “a APDL que promova a limpeza das praias”.

Quanto ao papel da Junta em tudo isto, Júlio Santos é peremptório: “a Junta não tem qualquer obrigação. Antes tivessemos. Entreguem-nos as rendas que nós faremos tudo para promover bom ambiente”.