O mau tempo que se fez sentir na região durante o fim-de-semana causou um elevado número de vítimas em toda a região. As equipas de socorro continuam à procura dos desaparecidos que foram arrastados pela força das águas.

Segundo as autoridades haitianas, o total de corpos resgatados até ao momento no país ultrapassa já os 900 e teme-se que suba ainda mais. Várias pessoas estão dadas como desaparecidas e há milhares de feridos.

Na ilha Hispaniola, partilhada pelo Haiti e pela República Dominicana, o cenário também é devastador. Mais de 870 pessoas perderam a vida devido às chuvas torrenciais.

O último balanço oficial na República Dominicana dá conta que há mais de três centenas de vítimas mortais, cerca de 375 desaparecidos e 120 feridos.

De acordo com o jornal USA Today, as autoridades da região admitem que nas próximas horas possam ser resgatados mais corpos, porque há muitas casas submersas.

Segundo os responsáveis oficiais, o número de vítimas mortais é elevado devido ao facto de a área fronteiriça ser muito desflorestada e de muitas habitações terem construções débeis.

Andreia Parente

Foto: USA Today