Os editores do periódico redigiram um artigo intitulado “The Times and Iraq”, no qual afirmam ter revisto todos os artigos escritos antes da guerra e durante as primeiras fases da ocupação do país. Os editores salvaguardam que a maior parte das notícias publicadas são exemplos de bom jornalismo, mas reconhecem ter publicado alguns artigos com informação errónea.

No documento publicado quarta-feira, os responsáveis pelo New York Times lamentam não ter sido “mais eficazes ao re-examinar as informações quando surgiam novas provas – ou quando faltavam”. Os editores esclarecem que os artigos em causa foram escritos por diversos autores e abordam diferentes assuntos. No entanto, todos eles apresentam características comuns, uma vez que “dependiam, em parte, de informação proveniente do círculo de informadores iraquianos”, fontes “cuja credibilidade tem sido posta em causa nas últimas semanas”.

“Para complicar ainda mais o trabalho dos jornalistas, os depoimentos destes exilados eram com frequência confirmados avidamente pelos oficiais americanos que estavam convencidos da necessidade de intervir no Iraque”, acrescentam os editores do NYT.

A cobertura da guerra por parte do jornal já tinha sido questionada por alguns críticos que apontavam o dedo aos jornalistas. O NYT, através do documento publicado, explica que “o problema é bem mais complicado”, porque “os editores dos vários níveis, que deviam desafiar e pressionar os repórteres para um maior cepticismo, estavam demasiado preocupados em encontrar «scoops»” (furos jornalísticos).

Os responsáveis pelo jornal apresentaram também uma lista com os vários artigos que continham informações erradas e afirmaram que a história das armas iraquianas e dos erros de cobertura ainda não está dada por concluída.

Após a publicação do «mea culpa», o jornal recebeu várias cartas de leitores que o felicitam por reconhecer o erro, mas que não deixam de referir que esta foi uma falha muito grave que colocou em causa a própria credibilidade do periódico.

Andreia Parente

Foto: New York Times Agency