A partir de hoje e até domingo, decorre o 5º Encontro Internacional de Poetas. Seamus Heaney, Nobel da Literatura em 1995, é o homenageado.

“Centros e Margens” é o tema da quinta edição deste encontro. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Anglo-americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que este ano viu o financiamento ao “festival de poesia” reduzido porque duas entidades suspenderam o apoio financeiro.

A mata do Jardim Botânico, Quinta do Casal da Eira, ruínas romanas de Conímbriga, Biblioteca Joanina, Edifício Chiado e Café Santa Cruz são palco para discussão e sessões de leitura, que vão contar com a presença de poetas de todo o mundo.

No último dia, o poeta irlandês Seamus Heaney recebe o título de doutor “honoris causa”. Antes, o poeta lidera a conferência de sábado subordinada ao tema “Poetry Centers”.

Os poetas que vão animar o 5º encontro internacional chegam dos quatro cantos do mundo e ultrapassam as quatro dezenas. Os norte-americanos Houston Baker Jr, Charles Bernstein e Rachel Blau DuPlessis, a neozelandesa Michele Leggott, a guineense Odete Semedo, o catalão Bernat Nadal e o português Eduardo Pitta são alguns dos poetas que estarão presentes no evento.

As manhãs do encontro estão reservadas para as conferências e mesas-redondas e as tardes darão lugar a sessões de leitura. Hoje o evento abre com uma conferência pela angolana Ana Paula Tavares e com o lançamento dos últimos números da “Oficina da Poesia – Revista da Palavra e da Imagem” e da antologia “Poesia do Mundo 4”, que compila trabalhos de poetas que estiveram em Coimbra o ano passado para este mesmo encontro.

Amanhã há uma mesa redonda sobre “Poética Concreta e Digital”. A presença de Ana Hatherley está em dúvida, mas certa é a participação do canadiano Steven Ross Smith e dos portugueses E. M. de Melo e Castro e Tiago Gomez Rodrigues. Durante quatro dias, Coimbra promove o encontro da cultura portuguesa com o resto do mundo.