O projecto de revitalização do centro histórico “Porto de Partida”, promove desta vez cinema e teatro de rua. Os espectáculos decorrem hoje e amanhã.

Depois de organizar as exposições “Maquetas de Arquitectura do Centro Histórico” e “Arquitectura do Rabelo” e o “Circuito dos Petiscos” pelos bares e tascas da Ribeira, o Maio D’Ouro traz, este fim de semana, à Ribeira portuense cinema e teatro.

Porto de Partida está a ser um sucesso

Hoje de manhã, houve teatro para crianças. “Cabeça de Hamburger”, com encenação e produção de Thomas Back, foi representado, esta manhã, no Passeio das Virtudes. O arquitecto Patricio Martins, da Câmara Municipal do Porto (um dos parceiros do “Porto de Partida”) disse ao JornalismoPortoNet, pouco depois da representação da peça de teatro infantil, que a iniciativa estava a ser um sucesso. “Hoje estavam cerca de 120 crianças de várias escolas. As crianças aderiram, a peça é simples e bem representada”.

Pelas 21.30 horas de hoje, os portuenses podem ver o sucesso de bilheteira “O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel” ao ar livre, na Praça do Cubo. Amanhã, a aguardada peça de Gil Vicente encenada pelo Teatro da Filandorra, “O Pranto de Maria Parda”, toma de assalto a Ribeira e as ruas envolventes.
Os parceiros do “Porto de Partida” acreditam que a adesão será grande. Patricio Martins diz que há “quinze dias, quando foi respresentada a peça pela primeira vez no âmbito deste programa, havia centenas de pessoas a ver e a acompanhar a peça, que decorre em várias ruas”. A CMP vai fechar duas ruas ao transito por causa da realização da peça de teatro.

O arquitecto revelou ainda que os organizadores querem repetir estas iniciativas: “Vamos a ver se temos condições, mas queremos repetir pelo menos as iniciativas mais significativas, como o Circuito dos Petiscos”

300 pessoas interessadas em montar empresa no centro histórico

As iniciativas de animação de rua pretendem chamar os portuenses ao centro histórico mas fazem parte de um projecto mais abrangente, o “Porto de Partida”. Pretende-se revitalizar o centro histórico do Porto, pelo incentivo à fixação de empresas e instituições nesta zona da cidade.

Em ano e meio, cerca de 300 pessoas a titulo individual dirigiram-se à sede do “Porto de Partida” onde os técnicos analisam a viabilidade das ideias e orientam as pessoas. Essa orientação em muitos casos é preciosa. “Muitas pessoas que vêm ter conosco para abrir um café ou restaurante não fazem ideia das dificuldades burocráticas. Ou não sabem por exemplo fazer um plano de negócios”, explica Patricio Martins.

Para além do “empresário” individual, algumas empresas atraídas pela localização no centro histórico tomam a iniciativa de contactar a organização. Patricio Martins disse ao JPN que “ empresas de Lisboa localizadas no Bairro Alto, alternativas aos estabelecimentos dos shoppings, procuram um local de prestigio” como a Ribeira. É o exemplo da “Icon”, loja de vestuário, que já se instalou na Rua Mouzinho da Silveira.

O “Porto de Partida” é um projecto de parceria entre a CMP, a Associação de Comerciantes do Porto, a Associção Nacional de Jovens Empresários, o Banco Português de Gestão, a Fundação do Instituto Politécnico e a Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto.