Depois de ter lançado, a 15 de Março, a primeira edição com um novo grafismo, o jornal «O Comércio do Porto» vai agora fazer a sua ‘estreia’ no mundo da Web. “Inauguramos dia 2 de Junho”, é o que se pode ler na morada da futura edição online do diário portuense. Apesar de se tratar, oficialmente, de uma inauguração, o director d’ «O Comércio do Porto», Rogério Gomes, lembra que a estreia da versão online do periódico corresponde apenas à “recuperação do site do jornal”, uma vez que o diário “teve um site há cerca de dois anos”.

Uma prenda de aniversário…

Fazer o “relançamento do jornal”. É assim que Rogério Gomes descreve um dos motivos que justificam o reaparecimento d’«O Comércio do Porto» na Internet. Um relançamento que vem completar o sucesso da nova versão gráfica do jornal, estreada em Março. O director garante que o jornal tem conquistado mais leitores a cada dia, o que se reflecte num aumento do número de vendas. Assegura ainda que só “meia dúzia” de pessoas manifestaram o seu “desagrado” em relação à nova ‘cara’ d’«O Comércio». Entre estes, os mais nostálgicos mostram “alguma saudade pelo título anterior”, que “passou do antigo gótico para o título actual, mais moderno”, refere Rogério Gomes.

O lançamento da versão online do diário «O Comércio do Porto» está marcado para o dia em que o periódico portuense comemora os seus 150 anos de existência. A dois de Junho, “O Comércio do Porto» vai apagar 150 velas e oferecer aos seus leitores a possibilidade de consultar o jornal na Internet.

… para um público distante

“Quem está longe e não tem possibilidade de ter contacto físico com a edição em papel”, a versão online do jornal acaba por ser “muito útil”, e Rogério Gomes garante que é “um instrumento de consulta muito solicitado”. De acordo com o director d’«O Comércio do Porto», um dos motivos que mais peso teve na decisão de disponibilizar o jornal em formato digital foi, precisamente, os vários pedidos que diz ter recebido dos leitores do jornal. O director do diário portuense adiantou ao JornalismoPortoNet (JPN) que o lançamento da versão online de «O Comércio do Porto» “pretende responder a muitas solicitações que têm sido feitas” pelos leitores, que sentem a “falta de um local na Internet onde consultar o jornal”.

“Emigrantes” e “gente do Porto e da região norte que sai da área geográfica de venda do jornal”, em viagem ou de férias, são, de acordo com Rogério Gomes, o público-alvo d’«O Comércio do Porto» online. Na opinião do director do jornal portuense, a versão online da edição impressa “ajuda a manter o contacto dos leitores”, especialmente daqueles que estão deslocados geograficamente.

“Não vamos concorrer com os jornais online”

“O nosso objectivo não é construir uma edição online, para isso há os jornais online”, esclarece Rogério Gomes. «O Comércio do Porto» em formato digital vai consistir em “pouco mais” do que a edição impressa. “Vai ter alguns passatempos, uns inquéritos e umas sondagens”.

“Não estamos a falar propriamente de um jornal online, estamos a falar de um site estático onde se pode consultar a edição do dia do jornal”, esclarece Rogério Gomes. Quanto às notícias de última hora, o director d’«O Comércio do Porto» clarifica que “vai haver um mínimo de actualização e quando os acontecimentos o justificarem”. Mas não vai haver actualização permanente da informação, até porque o jornal não vai ter uma equipa a trabalhar em permanência na edição online: “as actualizações, quando necessárias, serão feitas pelo pessoal da redacção”. O director esclarece que, em termos de manutenção, a versão digital do jornal vai ocupar apenas “uma pessoa por dia, durante algumas horas”.

A par d’«O Comércio do Porto», também “A Capital» vai lançar, muito brevemente, a versão online do seu jornal. Entretanto, «O Comércio do Porto» em formato digital vai estar disponível em: O Comércio do Porto já no próximo dia 2 de Junho. Recorde-se que estes dois títulos são, até agora, os únicos jornais portugueses que ainda não dispõem de uma página na Internet.

Ana Correia Costa