A Dois começou a aventura de produzir um magazine semanal dedicado à Universidade de Aveiro. E produzido pela universidade. A 2: porque o canal desafiou o mundo académico e a Universidade de Aveiro aceitou. Imaginou-se um Magazine, com uma hora de duração, e um nome: 38 10 UA. UA de Universidade, 3810 a lembrar o código postal do campus onde se produz integralmente o produto televisivo.
A equipa de coordenação é conduzida por João Salvado, realizador e um dos pioneiros da SIC, e pelo professor Fernando Ramos, do Departamento de Comunicação e Arte. A redacção é composta por 16 alunos da universidade e 12 profissionais do meio televisivo, entre repórteres, produtores, realizadores e editores de imagem. Os alunos sabem de Música, Design e Línguas e Cultura, os cursos que frequentam. O “melting pot” resulta num produto de uma hora que mostra a Universidade de Aveiro, uma das mais inovadoras do país, a cidade e a região.

João Salvado não duvida que a aventura, “quase utópica”, de produção audiovisual vai conferir grande destaque à universidade. “A atitude da Universidade de Aveiro em aceitar este desafio é muito louvável e revela grande ambição e modernidade na forma como a instituição pensa”, assevera. E argumenta evocando o número de instituições de ensino superior que responderam ao desafio da 2:. Ao todo, apenas 4 universidades para além de Aveiro responderam ao canal, sendo que são todas privadas e de Lisboa.

O elo entre a indústria audiovisual e a universidade já está criado. Procura-se um outro com o país. “Genericamente os conteúdos vão reflectir a visão da instituição, a vida da universidade nos seus aspectos académicos, projectos de investigação, acontecimentos e eventos de natureza cultural, artística e social”, adianta João Salvado, antecipando os 8 programas que se vão seguir ao de estreia. Sendo um magazine, o 38 10 UA tem uma estrutura informativa alimentada pelo ritmo de reportagens diversas e conduzida por dois alunos e uma jornalista. Hoje podemos vê-los na pele de pivots, na biblioteca da Universidade de Aveiro, mas a produtora Sónia Joaquim adiantou ao JPN que estão a ser testados novos apresentadores para integrar, no futuro, a equipa de produção.

“Lançar um programa de televisão de uma hora numa estrutura não profissional, a viver dentro de uma instituição que não está preparada para fazer isto e que vive condicionada pelo funcionamento de estrutura pública, é um projecto muito difícil atendendo que temos de fazer uma hora televisão, quase uma hora de informação por semana”, afirma João Salvado, que já se envolveu noutros projectos (lançamento da SIC e da SIC Notícias) que também classifica de “utópicos”. Mas que resultam, dizemos nós, já que o programa estreia hoje depois da meia-noite no canal 2 da RTP. Depois da estreia, vai para o ar até ao fim de Julho, todas as terças-feiras no mesmo horário.

O “experimentalismo do universo académico” a descobrir na 2:
Para aguçar o apetite, o JPN descortina alguns dos conteúdos do 1º 38 10 UA.

Guião do 1º 38 10 UA

  • Resenha Histórica da Escola – depoimento da Reitora, Helena Nazaré
  • Reportagem “Viver e Estudar Aveiro” – mostra o percurso transversal sobre a vida de estudantes Erasmus estrangeiros
  • Rubrica – depoimentos sobre a importância de uma experiência numa universidade – testemunho de José Manuel Barata-Feyo
  • Notícias várias sobre iniciativas e eventos recentes na Universidade: lançamentos de revistas, livros, Semana do Emprego
  • Curta-metragem dos alunos de Novas Tecnologias da Comunicação

Maria João Cunha