Uma viatura armadilhada explodiu esta manhã perto da principal base norte-americana de Bakuba, uma cidade do nordeste iraquiano. De acordo com informações da Reuters, há a registar cinco mortos, incluindo um soldado norte-americano, e 11 feridos. A explosão ocorreu a 10 metros da entrada da base aérea de Al-Faris, precisamente na altura em que vários trabalhadores iraquianos aguardavam para entrar. Esta base, que pertenceu à Força Aérea iraquiana, é agora utilizada pela primeira Divisão de Infantaria do exército norte-americano.

Cerca de 45 minutos antes, a explosão de um carro armadilhado em Mossul matou 10 civis e feriu cerca de 100 pessoas, de acordo com informação da Reuters, baseada em depoimentos de militares norte-americanos e polícias iraquianos. No entanto, a Reuters avança que, apesar de as forças norte-americanas apontarem para 10 mortos, os três hospitais de Mossul registaram a entrada de apenas três mortos e de 38 feridos.

O atentado, que ocorreu junto ao edifício da Câmara de Mossul, vitimou sobretudo civis que se dirigiam para o trabalho e provocou vários danos materiais.

Segundo a Reuters, o atentado tinha como alvo o presidente da Câmara, Salem al-Hadj Isa, que é ainda responsável da Comissão de Segurança de Mossul, mas este saiu ileso.

Nos últimos tempos, Mossul, a terceira maior cidade do Iraque, tem sido palco de alguns dos mais violentos atentados, que são feitos através de carros-bomba, ataques suicidas e tiroteios.

Os atentados desta manhã acontecem a poucas horas do Conselho de Segurança da ONU votar a resolução norte-americana e britânica que estabelece a transferência da soberania para os iraquianos.

Foto: Reuters

Ana Correia Costa