Foi em Atenas que começou a era moderna dos Jogos Olímpicos. Catorze países participaram na competição com 241 atletas. Só a Grécia ganhou 47 medalhas.
Em 1900, os Jogos realizaram-se na capital francesa, no âmbito da Exposição Universal de Paris, onde aparece pela primeira vez a nova Torre Eiffel. Participaram 1225 atletas (só 19 eram mulheres) de 24 nações. Nenhuma medalha de ouro foi entregue. Os vencedores recebiam medalhas de prata e os segundos classificados de bronze.

Saint-Louis, nos Estados Unidos da América, recebeu os JO em 1904. Só 13 países competiram, pois a viagem era longa. De 689 atletas, mais de 500 eram norte-americanos e arrecadaram 80 por cento das medalhas. Londres foi palco dos Jogos em 1908, onde estiveram presentes 2035 atletas (36 mulheres) de 22 nações. Pela primeira vez são entregues medalhas aos terceiros classificados. Em 1912, foi a vez da Suécia receber o evento.

Em 1916, os Jogos não se realizaram porque decorria a Primeira Guerra Mundial.
Em 1920, os Jogos realizam-se em Antuérpia e é hasteada a primeira bandeira olímpica com cinco anéis representando os cinco continentes, referindo em cinco cores a tonalidade das bandeiras de todo o mundo. Faz-se pela primeira vez o juramento olímpico. Ethelda Bleibtrey foi a primeira mulher a ganhar os JO, nos 100m livres na natação.

As primeiras medalhas portuguesas são na vela e no hipismo

Em 1924, Paris recebeu 44 nações e 3092 atletas (136 mulheres). Os portugueses Aníbal Borges de Almeida, Hélder de Sousa Martins, José Mouzinho de Albuquerque e Luís Cardoso Mendes conquistaram a medalha de bronze colectiva no concurso de obstáculos (Hipismo).

Amesterdão realiza a edição de 1928, quando a chama olímpica é acesa pela primeira vez. Paulo d’ Eça Leal, Mário de Noronha, Jorge Paiva, Frederico Paredes, João Sasseti e Henrique da Silveira trazem a medalha de bronze colectiva em espada (Esgrima).

Em 1932, os Jogos realizam-se em Los Angeles e contam com a primeira vila olímpica. Nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936, o basquetebol jogado ao ar livre é introduzido como modalidade olímpica. Luís Mena e Silva, Domingos de Sousa Coutinho e José Beltrão ganham o bronze colectivo no concurso de obstáculos (Hipismo). Nos anos seguintes, 1940 e 1944, não se realizaram os Jogos, porque o mundo vivia a segunda guerra mundial.

Londres volta a receber o evento em 1948: 59 nações, 4099 atletas (385 mulheres). Foi a primeira vez que os JO tiveram cobertura televisiva. Duarte Manuel de Almeida Bello e Fernando Pinto Coelho Bello ganham a medalha de prata colectiva na classe “swallow” (Vela). Fernando Pães, Francisco Valadas Jr. e Luís Mena e Silva conseguem o mesmo no concurso de dressage (Hipismo).

Em 1952, é a vez de Helsínquia, na Finlândia, receber os Jogos. Joaquim Mascarenhas Fiúza e Francisco Rebelo de Andrade ganham o bronze na classe “star” (Vela). Os JO de 1956 realizaram-se em Melbourne (Austrália) e em Estocolmo. A edição de 1960 foi em Roma. Os Jogos chegam a todo o mundo devido à cobertura televisiva dos EUA. Mário Gentil Quina e José Manuel Gentil Quina ganham a prata na classe “star” (Vela).

Repressão e terrorismo mancham os Jogos

Os Jogos de 1964 aconteceram em Tóquio, no Japão. Em 1968, na Cidade do México. Estudantes mexicanos protestam contra a pressão exercida sobre os atletas nacionais e 250 acabam baleados pela polícia.

O terrorismo manchou a edição de 1972, em Munique (Alemanha). Um ataque árabe provoca a morte a 11 israelitas, 5 terroristas e um polícia alemão. Depois de suspensos por 24 horas, os jogos recomeçam. Estiveram presentes 121 nações e 7123 atletas.

Em 1976, nos JO de Montreal, no Canadá, a romena Nádia Comaneci conseguiu o primeiro 10.0 perfeito em ginástica olímpica. A atleta recebeu 7 pontuações perfeitas e 3 medalhas de ouro. Portugal trouxe duas medalhas: Medalha de Prata para Carlos Lopes nos 10.000m (Atletismo) e Medalha de Prata para Armando Marques no fosso olímpico (Tiro). Os Jogos de 1980 realizaram-se em Moscovo, depois de o governo russo ter tentado adiar o evento pela situação que se vivia no Afeganistão.

Los Angeles recebeu os JO em 1984, o ano de excelência para o atletismo português. Carlos Lopes ganhou o ouro na maratona, Rosa Mota o bronze também na maratona e António Leitão o bronze nos 5.000m. Seul recebeu os JO em 1988, onde Rosa Mota conquistou o ouro na maratona. Em Barcelona 1992, participam 9 367 atletas de 169 nações.

Em 1996, na cidade de Atlanta, o emblemático Muhammad Ali acende a pira Olímpica. Um incidente acaba com o espírito comercial dos jogos: uma mulher é morta, 111 são feridos. O mundo recorda Munique 72. Os portugueses portaram-se bem: Fernanda Ribeiro ganha o ouro nos 10.000m, Nuno Barreto e Hugo Rocha ganham o bronze na classe 470 (Vela).

Os JO de Sidney, em 2000, ficaram marcados pela tolerância zero à performance sob o uso de drogas. Dos 10651 participantes, de 199 países, 4069 são mulheres. Em Sidney, Fernanda Ribeiro volta a subir ao pódio. A atleta ganha o bronze nos 10.000m. O judo português ganha a primeira medalha olímpica: Nuno Delgado conquista o bronze na categoria dos – 81kg.
Este ano, os JO regressam à cidade grega de Atenas. O evento vai realizar-se de 13 a 29 de Agosto.

Ana Isabel Pereira