Até Agosto, provas decisivas na natação, atletismo, remo e voleibol de praia podem elevar o número de atletas portugueses nas Olimpíadas.

Uma selecção (futebol) e 49 atletas portugueses já garantiram presença nos Jogos Olímpicos, que decorrem em Atenas de 13 a 29 de Agosto. O Comité Olímpico de Portugal espera que até aos Jogos esse número aumente e “60 atletas” possam ir a Atenas, um vez que algumas modalidades ainda não fecharam o apuramento, adiantou o secretário-geral do COP, Vítor Fonseca da Mota, ao JornalismoPortoNet.

Modalidades como o remo, atletismo, voleibol de praia e natação ainda não fechram o apuramento. No voleibol de praia, as previsões de um apuramento para Miguel Maia e João Brenha eram favoráveis, mas agora, com a lesão que Brenha contraiu nos treinos, a presença da dupla em Atenas é mais incerta.

Na natação, espera-se que mais atletas conseguiam o apuramento quer nos Campeonatos da Europa de Juniores, de 14 a 18 de Julho em Lisboa, quer na Vittel Cup, no final deste mês em França.

Selecção de Sub-21 carimbou passaporte para Atenas

A selecção portuguesa de futebol de sub-21 apurou-se terça-feira para Atenas. A equipa tinha perdido nas meias-finais, mas conseguiu apurar-se para os Jogos no jogo frente à Suécia. Os portugueses venceram os suecos por 3-2 (após prolongamento) e ficaram em terceiro lugar no Europeu de Sub-21.

O apuramento surpreendeu os mais jovens

O atletismo é o desporto que mais atletas leva aos Jogos Olímpicos. Até agora, estão apurados 16 portugueses, em diferentes disciplinas da modalidade: maratona, marcha, lançamento do disco, lançamento do martelo, triplo salto, heptatlo e corrida. Na capital grega vão estar, entre outros, Rui Silva, Naíde Gomes e Alberto Chaíça.

Na natação, apuraram-se até ao momento oito atletas, entre os quais os nadadores olímpicos José Couto, Simão Morgado e Raquel Felgueiras. José Couto tem ambição de chegar a umas meias-finais. Portugal vai estar de olhos postos nestes nadadores, mas vai acompanhar com especial atenção Diana Gomes, a mais jovem atleta olímpica portuguesa.

“O objectivo é fazer o meu melhor tempo”, revela a atleta. A nadadora de 14 anos ficou surpreendida com o apuramento, mas o treinador, Fernando Teixeira, disse ao JPN que a ida a Atenas é fruto de “muito trabalho, mas acima de tudo talento”. Esta é apenas a terceira época da Diana e a nadadora, antes dos Jogos, quer disputar as finais nos Campeonatos de Juniores da Europa.

Luís Monteiro é outra estreia nos Jogos. O nadador disse ao JPN que “o apuramento foi uma consequência de quatro anos de trabalho planeado”, uma vez que em 2000 o atleta “já tinha ficado próximo dos mínimos”. O estudante da Universidade do Porto quer “ficar entre os 24 melhores nos 200m livres”, prova para a qual está apurado. Monteiro quer tentar o apuramento também para os 200m mariposa. A “última e única oportunidade para fazer esses mínimos será na Vittel Cup, no final deste mês em França”.

A seguir à natação, as modalidades que mais atletas levam aos Jogos são a vela e o judo. Sete velejadores portugueses vão estar em prova. Entre eles, os conhecidos Gustavo Lima e Joana Pratas. Dos sete apurados, apenas seis estão inscritos no projecto olímpico Atenas 2004.

O judo é certamente uma das modalidades à volta das quais se criam expectativas, depois da medalha de bronze que Nuno Delgado conseguiu em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney. Com onze atletas inscritos no projecto olímpico, a modalidade acaba por levar apenas quatro judocas. A revelação desta época foi Telma Monteiro, a judoca de 18 anos que conquistou o segundo lugar no ranking europeu. Nuno Delgado faltou ao Campeonato Europeu de Seniores para recuperar da operação ao ligamento cruzado. O atleta espera que o joelho não lhe passe uma rasteira nos Jogos.

O badminton, tiro, tiro com armas de caça, trampolins e desportos acrobáticos, equitação, esgrima, triatlo e ginástica também vão estar representados em Atenas. Cada um destes desportos leva um atleta aos Jogos.

Filipe Bezugo marca o regresso da ginástica artística masculina aos Jogos Olímpicos, depois de uma ausência de 16 anos. O atleta e estudante de engenharia no Porto diz que “o apuramento não foi uma surpresa, mas foi uma alegria muito grande”. O objectivo do atleta é somar entre 54 e 55 pontos. Este será um resultado satisfatório, mas Filipe Bezugo avisa que “é relativo falar em bons resultados”, pois apurar-se para os 24 melhores “depende do que fizerem os outros”.

Vanessa Fernandes, filha do ciclista Venceslau Fernandes, tem 18 anos e conseguiu o apuramento para Atenas ao sagrar-se campeã da Europa de triatlo, em Abril. Vanessa ficou surpreendida, mas depois disso já ficou em quinto lugar no Campeonato do Mundo. Em Atenas, quer “sair com as melhores na água” e confessa que uma classificação entre as 15 primeiras era excelente para uns primeiros jogos”.

O apuramento também surpreendeu Emanuel Silva, o único atleta português a representar a canoagem. “Vou dar o meu melhor para conseguir o melhor resultado. Tenho 18 anos e vou a Atenas. Isso para mim já é uma vitória. O que vier, é bem-vindo”, diz o atleta, que foi campeão do mundo em 2003.

Além da natação e da canoagem, o ciclismo, a equitação e as lutas amadoras são as modalidades que, não tendo atletas inscritos no projecto olímpico, vão estar presentes nos Jogos.
De forma geral, prevê-se que as modalidades com atletas inscritos no Atenas 2004 levem à Grécia menos elementos do que os que se prepararam para a prova.