A FNE é uma federação de sindicatos em que se encontram filiados professores, técnicos, administrativos e auxiliares de educação.

Criada em 1982, sob a designação de Federação Nacional dos Sindicatos de Professores, foi a primeira associação de sindicatos de professores a formar-se em Portugal. Inicialmente, encontravam-se filiados na FNE apenas sindicatos de professores.

Em 1989, os estatutos da Federação alteram-se, passando a integrar, além de professores, sindicatos de todos os profissionais que trabalhem em escolas e organismos de administração da educação, nomeadamente técnicos, auxiliares de educação e administrativos.

Assumindo os princípios do sindicalismo reformista, a FNE pauta a sua acção pelo apoio às reivindicações dos profissionais da educação, principalmente dos professores. O direito à negociação, os aumentos salariais, a dignificação da profissão e a estabilidade das carreiras são as bandeiras desta Federação.

As negociações com os vários governos levaram a FNE a conseguir, em 1985, a efectivação de 28 mil professores e, em 1998, de 15 mil professores. Foi também alcançado o objectivo da unificação da carreira de professores dos ensinos básico e secundário e de educadores de infância.

A FNE encontra-se filiada na União Geral dos Trabalhadores, na Frente Sindical da Administração Pública e no European Trade of Unions Commitee For Education. É presidida por João Dias da Silva.

Andreia C. Faria