Isso é possível e tem um nome: blogue. A última mania a bordo da Internet.

Todos os dias aparecem on-line novos blogues qual “cogumelos cibernéticos”. Personalidades tão distintas como os escritores Pedro Mexia ou Miguel Esteves Cardoso ou os políticos Pacheco Pereira e Pedro Adão e Silva já aderiram à nova moda cibernética, que tem motivado os mais variados artigos de análise e também críticas na Imprensa mundial.

Nos blogues fala-se, discute-se, disserta-se, partilham-se sentimentos, paixões, opiniões, visões do Mundo, ideias políticas, cria-se polémica, contam-se histórias mais ou menos íntimas, mas, acima de tudo, tem-se a liberdade de exprimir tudo o que vai na alma. Serão os blogues apenas mais uma “moda” que veio para ficar? Mas afinal, o que é que são os blogues? E, na realidade, para que serve ter uma página blogue?

Uma página blogue não é mais que uma webpage pessoal, com actualização constante, similar a um “diário electrónico”, ordenada cronologicamente e onde o(s) autor(es) coloca(m) qualquer tipo de conteúdos, sem censura. A liberdade de expressão e o imediatismo são a tónica da comunidade bloguista.

A falta de controlo, de editores ou de obrigações para com os patrões ou leitores são aliciantes destes diários electrónicos. Os textos publicados nos blogues são, genericamente, textos curtos, incisivos e muito conclusivos e, por isso, consegue-se criar quase sempre polémica. É um espaço de maior liberdade, não há limites de temas, espaço, conteúdos. Nos blogues reina a democracia.

Na maior parte dos blogues, pode-se comentar os textos colocados em rede, criando assim um espaço de tertúlia onde se realizam autênticos fóruns. Nesta “passerelle” electrónica desfilam todo o tipo de assuntos. Desde os desportivos, aos menos decentes e mais viperinos, aos construídos sob a forma de diário, aos humorísticos, artísticos, literários ou de discussão filosófico-política, na blogosfera portuguesa encontra-se um pouco de tudo.

Finalmente, a dica fundamental: ligue-se em www.blogger.com, registe-se e em poucos minutos terá o seu próprio blogue e poderá “blogar” à vontade, lançar para o espaço cibernético tudo aquilo que lhe vai na alma.

Gina Macedo