No último trimestre de 2004 estes blogues trataram seriamente a Declaração de Bolonha, o documento que vem abalar os alicerces do actual sistema de ensino português.

O JornalismoPortoNet falou com os autores destes blogues sobre o Ensino Superior (ES) para saber quais os motivos para se aventurarem a escrever um “diário electrónico” exposto a toda a comunidade cibernáutica.

QueUniversidade? “foi criado justamente para a discussão de temas de Ensino Superior. Daí o seu nome” – como nos explica Manuel J. Matos – acrescentando que evita focar outros temas no blogue.
O autor de “QueUniversidade?” afirma tratar sobretudo temas do seu interesse. “Actualmente – confessa – comento e divulgo documentos sobre o Processo de Bolonha, formando um arquivo de ligações a páginas que contêm os documentos que vou estudando. Faço também chamadas para artigos de jornais que considero importantes para a discussão do ES, assim como resumos de conferências e encontros em que participo.”

Luís Carlos Moutinho da Silva, autor do UniverCidade diz que “a criação do blogue veio corresponder a uma vontade de partilhar opiniões sobre assuntos de interesse geral” sobre os quais tem efectuado trabalho (caso das políticas e problemáticas do Ensino Superior) ou gosta de emitir opinião (caso dos assuntos de carácter geral). Poderia fazê-lo numa página fechada, contudo, nesse caso, ficaria quase impossibilitado de receber ‘inputs’ e de interagir com um público que se vai alastrando. Daí ter optado pelo blogue.

Professorices, de João Vasconcelos Costa, está direccionado “para pessoas interessadas no Ensino Superior, com destaque para professores e estudantes, mas pensando também no leitor comum”.
“O principal critério para seleccionar os temas abordados no “Professorices” é o do meu sentido da importância e oportunidade do tema, mas com a preocupação também de despertar debate. Por isto, tenho um grande grupo de excelentes comentadores habituais”, afirma este professor universitário de Biologia Molecular e de Virologia.

Gina Macedo