Nem só de médicos no hospital é feito o Serviço de Urgências. As equipas do pré-hospitalar, como são o INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha, também têm um papel fundamental no nosso sistema de saúde.

Estas equipas fazem a assistência possível no local, são responsáveis pela estabilização dos doentes, que depois transportam ao hospital e acompanham até ao processo de triagem.

Pedro Louro, tripulante de ambulância de socorro e bombeiro voluntário, falou-nos de algumas carências destas equipas. “Era necessário profissionalizar a área, para garantir sempre a disponibilidade das equipas”, afirma, reconhecendo que, em meios disponíveis, “as coisas estão melhores”, porque “as várias instituições que prestam socorro têm feito um esforço grande na aquisição de novas viaturas e no equipamento dessas viaturas”.

Todos os dias estas equipas trabalham para a saúde dos que precisam, com situações sempre diferentes, em que cada uma lhes exige mais do que a anterior. Contudo, por vezes queixam-se da ingratidão das pessoas, como refere João Oliveira, bombeiro voluntário portuense: “ser bombeiro era um sonho meu desde criança, mas às vezes desiludo-me com esta profissão, por causa da ingratidão das pessoas”.

Mas mesmo com todas as adversidades que vive diariamente, o pré-hospitalar continua a apaixonar os que neles trabalham e a servir os que deles precisam.

Paula Coutinho