Miguel Lourenço Pereira reparte os seus dias pelo curso de Jornalismo no Porto e pela direcção da Academia de Blogs e Cinema de Portugal e do Brasil (ABCine).
A ABCine é, segundo a explicação do próprio director, uma organização que reúne blogs dedicados exclusivamente ao cinema, escritos em língua portuguesa.

Para que serve a ABCine? Para juntar grupos de pessoas. Pessoas que falam exclusivamente sobre filmes clássicos. Pessoas que apenas escrevem notícias. Pessoas cuja “especialidade” é o cinema contemporâneo.
Pessoas que se juntam, porque, de uma forma ou de outra, amam a sétima arte.
E em vez de existirem grupos separados por diferentes “secções”, porque não juntá-los e criar apenas um grupo de pessoas que gostam de cinema? Foi a pensar nisto que surgiu a ABCine.

Foi a 10 de Junho de 2004. A ideia partiu dos amigos Miguel Lourenço Pereira e J. B. Martins, para unir todos aqueles que escreviam sobre cinema.

Não foi uma entrada na blogosfera para estes dois amigos. Miguel Lourenço Pereira já teve um blog individual em 2003; criou, juntamente com outros colegas, o blog de cinema “Pipoca Blog” e actualmente mantém o seu blog de cinema “Hollywood”. O Cineblog pertence ao J. B. Martins.

A ABCine foi o culminar dessas experiências. J. B. Martins é o responsável pela parte técnica e Miguel Lourenço Pereira entra em contacto com todos os 17 membros da Academia (três dos quais são brasileiros), está atento à evolução dos blogs de cada um deles e trata das candidaturas.

Ser membro desta Academia implica ter um blog de cinema, enviar a candidatura para o seu site oficial e esperar pela avaliação de todos os membros. Há também requisitos importantes a cumprir. “Tem que haver regularidade nos posts, qualidade na escrita e encarar o cinema como uma paixão”, diz Miguel Lourenço Pereira. Mas garante: “não somos elitistas”.

Ficou interessado? Visite o site oficial. A Academia decidirá se entra ou não. Mas lembre-se que o “ponto fulcral da Academia é o blog de cada um. E o fundamental para ter um blog de cinema é ter tempo.”, salienta o seu director. Como afirma, quem escreve sobre cinema não escreve só para si. É quem gosta de exprimir e partilhar a sua opinião, os seus textos. “Quem vai ler, vai contrapor com a sua opinião e vai gerar discussão. E o cinema nasceu muito à base de discussão”, salienta.

Para já, a ABCine espera o primeiro membro dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Ana Sofia Coelho
Tatiana Palhares