Os blogs incorporaram várias facetas – há blogs de reflexão sobre o jornalismo, há blogs de meios de comunicação social e há blogs de entretenimento.

Os blogs com uma vertente mais jornalística têm à cabeça o “Ponto Media”, de António Granado, que recentemente foi laureado com o prémio alemão Deutsche Welle International Weblog Awards 2004 para o melhor blog jornalístico em português. Falámos com António Granado sobre este prémio e também sobre a blogosfera em Portugal.

À semelhança do que acontece com vários jornais estrangeiros, por exemplo o “The Guardian”, o jornal “Público” criou um weblog. As eleições presidenciais norte-americanas foram o mote deste projecto. Entrevistámos José Manuel Fernandes, director do jornal, para perceber o motivo desta opção editorial.

Mas o humor também está presente nos posts. Por isso, estivemos à conversa com os autores do blog “Gato Fedorento”, para saber a sua história e perceber como nasceu este fenómeno.

Num mundo ainda tão disperso, uma associação de bloggers cinéfilos juntou-se, numa iniciativa inédita, para fundar uma academia de blogs de cinema. Para perceber o que é, entrevistámos o presidente desta academia, Miguel Lourenço Pereira.

Ana Sofia Coelho
Tatiana Palhares