Uma Páscoa musical no Porto, num abrir da cidade e da sua cultura àqueles que a visitam e àqueles que nela habitam.

O período da Páscoa transforma-se na altura ideal para consolidar a procura turística da região do Porto, nomedamente por parte dos muitos galegos que por esta altura visitam a cidade. Organizada pela Câmara do Porto e produzida pela Culturporto, “a ‘Páscoa no Porto’ foi elaborada a pensar nos turistas, mas sem esquecer os próprios portuenses”, como refere António Ramos, responsável da Culturporto.

A iniciativa pretende difundir o património histórico da região que, no entender de António Ramos, “é uma mais valia em termos de oferta turística”. O evento decorrerá entre os dias 5 e 25 de Março um pouco por toda a cidade.

As propostas culturais passarão fundamentalmente por concertos de música sacra em igrejas como a da Lapa (dias 5, 12, 18 e 25), Campanhã (dia 12), Foco, Bonfim (dia 19), Trindade (dia 18), Clérigos (dias 11 e 18), a Sé Catedral do Porto (dia 23), o Palácio de Cristal (dia 19), o Palácio do Freixo (dia 10) e o Rivoli Teatro Municipal (dia 24).

Para os concertos estão anunciados grupos de renome nacional e internacional, como a Banda Sinfónica Portuguesa, que estará presente no Rivoli, o Grupo de Adufeiras de Idanha-a-Nova e o famoso violoncelo de Guilhermina Suggia.

A par destas iniciativas mais restritas, o som do carrilhão da Torre dos Clérigos irá soar duas vezes trazendo ao transeunte mais distraído a magia da quadra pascal e fomentando a animação de rua.

De notar que para todos os espectáculos a realizar a entrada é livre, apenas limitada aos lugares existentes. Os ingressos devem ser levantados na bilheteira do Rivoli.

Para os mais pequenos

Como adianta António Ramos, “a iniciativa pretende responder às solicitações a nível cultural desde os mais pequenos aos mais velhos”. Assim, paralelamente a toda esta animação que percorre a cidade, a “Páscoa no Porto” pensou, também, em actividades destinadas às crianças.

A descoberta da quadra pelos mais pequenos será fomentada pelas mais diversas actividades e ateliers. Esta parte do evento irá decorrer dias 22 e 23 de manhã na Biblioteca Almeida Garrett e nos Jardins do Palácio. Já dia 23 os mais pequenos têm encontro marcado na Casa Museu Marta Ortigão Ramalho no atelier Coelhos e Coelhos.

A procura de públicos para o evento enfatiza uma ideia de desenvolvimento do projecto que, nas palavras do responsável da Culturporto, António Ramos, “é para continuar nos próximos tempos e de preferência para melhorar de ano para ano”.

Destaques

Próximo sábado, dia 5 de Março às 21h30, na Igreja da Lapa, “Messias de Handel”.

Concerto de Guilhermina Suggia, dia 10 de Março, no Palácio do Freixo

Concerto de carrilhão, da responsabilidade de Abel Chaves, a realizar na Torre dos Clérigos, nos dias 11 e 18, pelas 17h30.

Música popular das Beiras, ecomendação das almas, lamento do Cristo morto pelo Grupo das Adufeiras de Idanha-a-Nova, dia 12 na Biblioteca Almeida Garrett pelas 17h30 e dia 19 na concha acústica do Palácio de Cristal pelas 16h.

Mariana Teixeira Santos