A substituição do actual Quadro de Governadores por duas entidades independentes vai ser a prioridade da 9ª Carta Real da BBC. Este documento, que é revisto a cada 10 anos, é responsável pela renovação da licença da estação britânica e pela definição dos direitos e deveres da mesma.

A BBC vai ficar ao encargo de dois organismos independentes, afirmou Tessa Jowell ao “Público“, ministra da Cultura britânica. Uma entidade será responsável pelos conteúdos e outra ficará encarregue da gestão financeira.

Esta proposta pretende garantir a independência dos dois sectores – o de conteúdos e o financeiro – e evitar a falta de rigor jornalístico que se verificou nas vésperas da guerra no Iraque. No ano passado, o relatório Hutton colocou em causa a credibilidade da informação da BBC.

Mais rigor e independência para a maior estação pública do mundo são os objectivos principais da nova Carta apresentada pelo Governo de Tony Blair, que entrará em vigor em 2007 e durará até Dezembro de 2016.

Taxa de televisão da BBC mantém-se

As empresas concorrentes contestam a taxa de televisão, por considerarem ser uma forma de concorrência desleal. Actualmente, cada habitante paga 121 libras (175 euros) anuais para ter acesso ao serviço público de televisão, quando, na maioria dos países europeus, o imposto do serviço público de televisão já foi abolido.

No entanto, a BBC não possui publicidade comercial. É totalmente financiada pelos contribuintes, por fundos estatais directos e pela venda de programas, direitos e produtos. Mas o aparecimento de novos serviços por satélite e por cabo, nos últimos anos, tem pesado na bolsa dos ingleses, que parecem estar cada vez menos dispostos a sustentar a estação pública de televisão.

Salomé Pinto da Silva