A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto tem, desde hoje, “uma nova forma de relação com o cliente”, nas palavras de Juvenal Peneda, Presidente do Conselho de Administração da STCP. Um avanço com base na aposta em duas novas tecnologias: o SMSBUS, informação em tempo real sobre os próximos autocarros a chegar à paragem; e o Itinerarium.net, um site para o cálculo de rotas dos autocarros.

O SMSBUS funciona através de mensagens escritas de telemóvel enviadas para o número 3001, com o código da paragem em que o cliente se encontra. De forma instantânea e com base no sistema GPS, as pessoas ficam a saber qual o tempo de espera para a chegada de todas as linhas que passam nessa paragem. Este serviço é gratuito até ao dia 30 de Abril, passando depois a custar €0,30 pelo envio de cada mensagem.

Esta iniciativa está também em funcionamento desde ontem, na Carris de Lisboa.

Através da Internet, “antes de sair de casa, o cliente poderá traçar a sua rota”, diz Juvenal Peneda, a partir do site www.itinerarium.net. O serviço Itinerarium.net fornece informação sobre percursos dos autocarros entre dois pontos e a localização das várias paragens.

O presidente do Conselho da Administração justifica a necessidade destes novos serviços por razões comerciais e devido à crescente aceitação do Metro como meio de transporte público. “Se o cliente espera e o autocarro não passa, o cliente perde-se, porque vai optar por outro meio de transporte, e o negócio desaparece”, disse.

Os novos projectos foram apresentados esta manhã na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Uma cerimónia em que foi entregue à STCP um prémio simbólico pelo projecto do site Itinerarium.

Letícia Amorim