Desde a primeira edição, há 15 anos atrás, que o Público se tem afirmado no panorama mediático nacional. O estatuto de jornal de referência alargou-se em 1995 à Internet, onde o site do jornal também se destacou. O grande sucesso do publico.pt justifica, para o director adjunto Manuel Carvalho, a adopção do acesso restrito a pagantes. “A qualidade do produto que oferecemos merece que os leitores contribuam para a sua qualidade e sustentabilidade”, sustenta.

Por outro lado, o responsável pelo publico.pt, José Vítor Malheiros, esclarece que “apenas a acesso à edição impressa vai ser paga pelos utilizadores”. Os responsáveis devem anunciar em breve a data da introdução do novo regime. Os restantes conteúdos do site continuam a estar disponíveis gratuitamente. Entre os conteúdos disponibilizados pelo site destacam-se o Cinecartaz, criado em 1998, e o Guia do Lazer, no Verão do mesmo ano.

Para José Vítor Malheiros, os factores que ditaram o sucesso desta iniciativa foram a “competência das pessoas envolvidas e a compreensão da importância da Internet”. Recorde-se que em 1998 foi criada uma equipa redactorial para se ocupar da versão online do jornal.

Parceria entre empresas da Sonae

O publico.pt está agora instalado nos servidores da Clix, alterando a configuração gráfica do jornal e mantendo constantemente uma barra de menus do Clix. Segundo José Vítor Malheiros, “esta medida é apenas uma forma de racionalização de custos e recursos”. Esclarece ainda que “outros jornais fizeram o mesmo, alojando-se, nomeadamente, no Sapo”.

A única diferença que os utilizadores vão sentir, diz o responsável pelo publico.pt, é positiva e reflecte-se na melhoria do acesso aos serviços. Tanto o Público como o Clix pertencem à Sonae.com.

História do publico.pt

A versão online do Público começou de forma experimental. Nas palavras José Vítor Malheiros, em 1994 quando se iniciaram as experiências na Internet, “faziam-se umas brincadeiras”. Em Janeiro de 1995 começam a publicar-se textos esporadicamente e só em Maio do mesmo ano é que o publico.pt regista uma actividade diária, ainda que não ultrapasse os 2 ou 3 textos.

Em Junho de 1995 cria-se um site exclusivo para as legislativas que se realizavam a 1 de Outubro desse ano.

A 22 de Setembro de 1995 o publico.pt começa a publicação diária gratuita da versão impressa que, em breve, será um serviço pago.

Sofia Pissarro