A FEUP abriu as portas a potenciais alunos. A iniciativa pretende aproximar os estudantes do secundário da ciência e cativá-los para as diferentes licenciaturas da faculdade.

“Viajar” numa das cinco possíveis linhas de visita diária, com paragens nas “estações” das várias licenciaturas, foi o desafio proposto aos estudantes do ensino secundário que visitaram a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esta semana.

Uma centena de investigadores, docentes e alunos da instituição foram mobilizados ao longo destes cinco dias para acompanhar os visitantes. Carlos Oliveira, director do Serviço de Imagem, Comunicação e Cooperação, explicou ao JPN que esta iniciativa “visa aproximar os estudantes da ciência e tecnologia, assim como cativar alunos para as diversas engenharias leccionadas”.

A edição deste ano contou com um leque grande de actividades, 30 das quais envolvendo experiências laboratoriais. Na linha verde, as preferências foram para a computação gráfica, com os alunos a destacarem o desenvolvimento de aplicações que servem para criar e montar jogos de computador. O futebol robótico constitui, igualmente, uma grande atracção.

A viagem pela linha laranja permitiu, entre outras actividades, determinar a cafeína nas bebidas energéticas e, no âmbito da Engenharia Química, as células e as culturas de bactérias utilizadas no fabrico de iogurtes.

Os jovens que experimentaram a linha azul, atribuíram nota máxima à demonstração relativa às tecnologias que permitem que o mundo digital e analógico se interliguem. Uma paragem na “estação” que dá acesso ao Laboratório de Física permitiu assistir à medição de um carrinho através do efeito de Doppler, um método que é actualmente utilizado pelos radares para controlo de velocidade, como, por exemplo, na VCI.

Com mais de 2.000 alunos visitantes, a Semana Aberta apostou na partilha de experiências e desafios com os estudantes do secundário, constituindo uma oportunidade para ajudar a encontrar respostas a uma das decisões difíceis que caracterizam esta idade: a escolha do rumo profissional.

Milene Câmara