É um Governo com dezasseis ministérios, dos quais oito serão liderados por ministros independentes e cinco são ex-ministros de António Guterres. O ex-líder do CDS, Freitas do Amaral, é a maior surpresa no novo executivo, que tem menos três ministros do que o executivo anterior. Luís Campos e Cunha, ex-Vice-Governador do Banco de Portugal e Director da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, tem a responsabilidade de conduzir a política de Finanças.

O XVII Governo Constitucional terá também duas mulheres, Isabel Pires de Lima, na pasta da Cultura, e Maria Lurdes Rodrigues, na Educação.

José Sócrates solicitou hoje uma audiência ao Presidente da República para lhe comunicar a composição do novo executivo e afirmou, à saída, estar muito satisfeito com a forma como os trabalhos de preparação deste Governo decorreram. O primeiro-ministro indigitado declarou ainda ter formado um Governo forte e com pessoas preparadas.

De fora ficou António Vitorino, nome que se esperava que viesse a integrar a equipa escolhida por Sócrates.

A cerimónia de posse do XVII Governo Constitucional será a 12 de Março, depois de cumpridos todos os trâmites legais necessários.

Miguel Conde Coutinho