Método de ensino inovador da Escola da Ponte apresentado na Semana de Psicologia e Ciências da Educação da UP.

“É das poucas escolas que funciona como deve ser”. É assim que o vice-presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Tiago Pinto, vê a Escola da Ponte. Uma escola do ensino primário e básico inovadora nos métodos e que conjuga a psicologia com a aprendizagem. Foi por isso que a FPCEUP a escolheu como tema para uma das conferências que celebram a sua XIII Semana.

A professora de Matemática Cristiana Almeida, uma das participantes no debate, disse ao JPN que na escola onde dá aulas “a psicologia tem um lugar importantíssimo. Não quer dizer que as outras escolas sejam más, mas esta preza a democracia, a autonomia dos alunos, desenvolve-os como pessoas”.

Os meninos da Caixinha dos Segredos

Rita é aluna da Escola da Ponte. A estudante explicou ao JPN que “nem sempre se resolvem os problemas todos da aula” e é preciso recorrer ao método da “Caixinha dos Segredos”, uma caixa onde as crianças depositam pedidos de desculpas, queixas e desabafos.

As aulas desta escola não são programadas pelos professores, mas sim pelos alunos. Foi essa uma das surpresas com que se deparou Cristina Almeida ao mudar de escola: “Noutra escola sabia o que ia dar amanhã; agora são eles que me dizem de que vou falar”.

Para além de debates, a Semana da FPCEUP conta com animação noctura aberta a todos os alunos da Universidade do Porto. Acaba amanhã, sexta-feira, com uma palestra do ex-ministro da Educação Marçal Grilo.

Bruna Pereira