Estão em exposição, desde ontem, quarta-feira, dezenas de publicações vencedoras do Concurso Nacional de Jornais Escolares promovido pelo projecto “Público na Escola”.

Os jornais expostos são o resultado de uma selecção de entre centenas de concorrentes e de vencedores dos diversos escalões correspondentes ao grau de ensino da escola participante: 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, e escolas secundárias e profissionais.

Para o director do museu, Luís Humberto Marcos, a exposição é “um exemplo de cidadania e um incentivo ao despertar das consciências dos mais jovens, à criatividade e à capacidade de inovar”.

“Esta iniciativa é importante na formação dos jovens porque ler jornais é uma forma de construir a cidadania, cultivando também uma atitude crítica relativamente a esses jornais”, frisou o director adjunto do “Público”, Manuel Carvalho.

Ivone Médio, uma das professoras presentes da inauguração, destacou “o incentivo à leitura e à escrita” que estas iniciativas promovem sobre as crianças. Já para Cátia Miranda, uma aluna do 7º ano, a exposição serviu para “aproveitar novas ideias para as próximas edições” do jornal da escola.

As paredes do Museu de Imprensa estão, até 17 de Abril, forradas com títulos como “O Traquina”, “O Barquinho de Papel” ou “O Jornal Manias”. Para ver há também as exposições “Memórias vivas da imprensa” (de maquinaria gráfica), mostras da Galeria da Caricatura, “PortoCartoon: o riso do Mundo” e “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras”.

Letícia Amorim